Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Acampamento Osvaldo de Oliveira realiza 5a etapa de formação e comemora 2 anos de luta

sexta-feira 12 outubro 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

No dia 22 de setembro, 60 acampados participaram da 5ª etapa do processo de formação que teve como tema a Agroecologia. A formação inaugurou o novo espaço de encontro do acampamento, um bonito galpão construído em forma de mutirão.

A atividade se iniciou com uma mística que muito emocionou, pois mostrou toda história que as famílias passaram nestes 2 anos que completa o acampamento de muita luta e resistência. O estudo teve como principais elementos debater o que é agroecologia, mostrar as experiências de agroecologia no RJ com o filme Caminhos da Terra e fazer demonstração de uma das práticas agroecológicas com produção de húmus. Este momento foi facilitado pelo prof. Ramiro, da UFF Rio das Ostras e pelo acampado Júlio.

Os acampados ficaram com a tarefa de até próxima etapa, que ocorre a cada 15 dias, fazer um minhocário em volta das suas barracas para ir exercitando, produzindo húmus e utilizando nas hortas. Este processo faz parte de um projeto de extensão “Assessoria em questões de cidadania a movimentos sociais e populares: parcerias inter-universidades para a gestação de processos de formação política e humana para militantes sociais”, realizado em parceria com o MST.

O projeto de extensão em questão tem sua gênese no princípio do ano de 2010 e atua na Universidade Federal Fluminense/Polo Universitário de Rio das Ostras. Em 2011 passou a integrar um programa de extensão, chamado “Assessoria interdisciplinar em saúde e cidadania a movimentos sociais e populares”, constituindo uma perspectiva interdisciplinar – que envolve nesse momento os cursos de Serviço Social e Enfermagem – no trabalho com os movimentos sociais da região.

Após momento de formação os acampados comemoraram seus 2 anos de luta e resistência com um almoço coletivo, um belo churrasco e grande bolo, com muita mística e animação. As famílias sabem que a luta pela desapropriação da fazenda Bom Jardim tem sido um processo duro, onde já sofreram 4 despejos, onde a cada momento tiveram que realizar processo de reconstrução e reorganização do acampamento. Por isso compreendem que para fortalecer a luta o processo da formação política é fundamental.

2012-10-12  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 41 | Boletim do MST Rio
    6 novembro 2012 @ 21:16

    […] Acampamento Osvaldo de Oliveira realiza 5a etapa de formação e comemora 2 anos de luta […]

Share your thoughts

Re: Acampamento Osvaldo de Oliveira realiza 5a etapa de formação e comemora 2 anos de luta







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>