Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Acampamento em Paracambi recebe peregrinos da JMJ

quarta-feira 24 julho 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

por Áurea Andrea

Visita de Peregrinos ao acampamento Marli Pereira da SilvaO acampamento Marli Pereira da Silva, em Paracambi, recebeu no dia 18 de julho a visita dos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Essa atividade foi uma ação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que além da visita ao acampamento que fica em Paracambi, incluiu visita ao assentamento de Marapicú, em Nova Iguaçu, visita à feira da roça, também em Nova Iguaçu e visita a Reserva Biológica de Tinguá com os alunos da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu.

Três companheiros do acampamento Marli Pereira da Silva (MPS) fazem parte como voluntários na CPT: Renato Baldez (apicultor e coordenador político), Manuel Bispo (especialista em medicina natural) e Áurea Andréa (militante).

A atividade no acampamento foi iniciada com uma calorosa recepção aos peregrinos estrangeiros. A militante Elisângela, da Baixada, contou aos convidados um puco da história do MPS desde a ocupação em 2009 e de nossas formas de luta, do descaso dos órgãos públicos em nosso processo e da importância de nossa resistência na luta.

Alguns jovens fizeram perguntas e após a resposta todos foram almoçar. Logo após os peregrinos visitaram as hortas e os barracos dos companheiros. Muitas fotos foram tiradas e a bandeira foi muito disputada pra ficar registrado o símbolo de nossa luta.

Visita de Peregrinos ao acampamento Marli Pereira da SilvaTambém houve uma celebração ecumênica onde a jovem Lorrany Kátherine do MPS cantou duas músicas na celebração. Após a celebração todos fizeram a oração do Pai Nosso, cada um no seu idioma e ficou lindo. Ao término da celebração os companheiros do MPS animaram os peregrinos com as músicas do movimento ao som de pandeiro e dança. Os peregrinos também nos cantaram e dançaram músicas deles com dança e alegria.

Foi uma tarde maravilhosa! Ganhamos lembranças dos peregrinos e eles também ganharam algumas de nosso acampamento. Nos despedimos deles e dos companheiros Carlos Henrique e Maíra que estavam responsáveis pelas atividades dos peregrinos na Baixada. O tradutor Daniel ficou profundamente emocionado e nos parabenizou pela nossa luta, bem como todos os jovens da Comunidade Jesuíta.

Nos despedimos de todos com muita alegria e satisfação de ter compartilhado um pouco de nossa luta com os jovens de diversos países, mostrando a dura realidade da reforma agrária em nosso país.

2013-07-24  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Acampamento em Paracambi recebe peregrinos da JMJ







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>