Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Tagged: marli pereira da silva

Na fria madrugada do dia 16 de agosto de 2009, 150 famílias ocuparam a Fazenda Rio Novo, no município de Paracambi, a 76 km da capital fluminense. O latifúndio, que plantava capim e promovia queimadas, já havia sido declarado improdutivo pelo Incra desde 2005.

Cinco anos depois, 20 famílias resistem na beira da estrada à espera da terra. E no último sábado (16), o acampamento Marli Pereira da Silva completou mais um aniversário debaixo da lona preta:

“Estamos no meio da rua, mas não é por isso que o povo vai ficar dentro do barraco de braços cruzados. A gente produz na beira da estrada mesmo, temos muita produção. Quem quiser ver, procura lá a comunidade Marli Pereira da Silva, que vai ver as fotos da nossa produção ao longo desses cinco anos. A gente compartilha os produtos aqui com a comunidade, e o trabalho é todo coletivo.”, afirma Áurea Andrea, coordenadora do acampamento.

1 comment  » Read the rest

O acampamento Marli Pereira da Silva, em Paracambi, recebeu no dia 18 de julho a visita dos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Essa atividade foi uma ação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que além da visita ao acampamento que fica em Paracambi, incluiu visita ao assentamento de Marapicú, em Nova Iguaçu, visita à feira da roça, também em Nova Iguaçu e visita a Reserva Biológica de Tinguá com os alunos da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu.

A atividade no acampamento foi iniciada com uma calorosa recepção aos peregrinos estrangeiros. A militante Elisângela, da Baixada, contou aos convidados um puco da história do MPS desde a ocupação em 2009 e de nossas formas de luta, do descaso dos órgãos públicos em nosso processo e da importância de nossa resistência na luta.

 » Read the rest