Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Agricultores do 5º distrito se manifestam contra desapropriações e salinização no Açu

domingo 23 dezembro 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

do Boletim do MST RJ

Agricultores e agricultoras do Açu, do 5º Distrito de São João da Barra, realizaram um ato no dia 18/12, fechando a rodovia principal, RJ 040 que dá acesso ao Complexo Portuário do Açu.

Esta ação teve como objetivo protestar contra as ações degradantes da empresa LLX, que além de retirar as famílias de suas terras, tem realizado impactos ambientais nesta região, um dos mais graves de “desertificação” do Açu, em decorrência de processo de salinização da região, com as obras do Porto.

Os Agricultores do 5º Distrito, movimentos sociais, pesquisadores da UENF vem denunciando o alto nível de salinidade na água, que estaria sendo ocasionado devido à abertura de um canal para a construção do complexo portuário.

Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para investigar os impactos ambientais na região, desde o dia seis de dezembro deste ano. Esta ação foi importante para luta pelos direitos dos agricultores do Porto do Açú. Contou com participação de movimentos como MST, CPT, MPA, Comitê Contra Trabalho Escravo, PCB, entre outros.

Para entender sobre processo de Salinização que sofre região leia entrevista do professor Carlos Rezende.

2012-12-23  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Agricultores do 5º distrito se manifestam contra desapropriações e salinização no Açu







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>