Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Álvaro Garcia Linera, vice-presidente boliviano, é homenageado no Rio de Janeiro com a Ordem Latinoamericana.

terça-feira 28 dezembro 2010 - Filed under Notícias do Rio

O vice-presidente da Bolívia, Álvaro Garcia Linera, esteve na cidade do Rio de Janeiro no dia 13 dezembro para ser homenageado com a Ordem Latinoamericana, concedida pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO), e para lançar seu novo livro A Potência Plebéia, publicado pela editora Boitempo.

Quem pode ir ao evento realizado no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) presenciou não só o sociólogo Emir Sader e o diretor da FLACSO Pablo Gentilli entregando o prêmio à Linera, como também teve a oportunidade de assisti-lo proferindo durante duas horas uma conferência maravilhosamente empolgante, onde foram abordadas diversas questões relacionadas ao seu livro.

A Potência Plebéia é uma reunião de ensaios feitos a partir de reflexões sobre as diferentes etapas dos processos sociopolíticas bolivianos, publicados entre os anos de 1989 – período em que Linera era ainda um jovem ativista – e 2008 – quando já ocupava uma das principais funções do Estado da Bolívia.

Álvaro Garcia Linera, além de ser o atual vice-presidente do Estado Plurinacional da Bolívia, presidido por Evo Morales, é, sem dúvida alguma, um dos maiores intelectuais latinoamericanos da contemporaneidade. Matemático e sociólogo, tem dedicado sua vida intelectual a estudar os movimentos sociais e a chamada “esquerda indígena”.

Linera também vem se apresentando como uma das grandes lideranças no processo de transformação que está em curso na América Latina, e, principalmente, na Bolívia.

2010-12-28  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    28 dezembro 2010 @ 20:11

    […] Leia mais… […]

Share your thoughts

Re: Álvaro Garcia Linera, vice-presidente boliviano, é homenageado no Rio de Janeiro com a Ordem Latinoamericana.







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>