Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Sem-tetos são despejados violentamente do prédio do INSS

terça-feira 28 dezembro 2010 - Filed under Notícias do Rio

Por Ramon Araújo

Foto: Lucas Duarte de Souza

Foto: Lucas Duarte de Souza

Cerca de 50 famílias foram brutalmente despejadas na segunda-feira (dia 13) depois de tentarem ocupar um prédio do INSS vazio há 20 anos. A ocupação que seria denominada Guerreiro Urbano não teve muito tempo para se estabelecer dentro do prédio. O Batalhão de Choque da Polícia Militar e a Polícia Federal chegaram ao prédio localizado na Av. Mem de Sá (n° 234), no centro do Rio de Janeiro, e efetuaram conjuntamente uma operação extremamente violenta de despejo sem ao menos ter a reintegração de posse.

Essas mesmas famílias já haviam sofrido um desalojo violento, há um mês, em outro prédio do INSS, vazio há mais de dez anos, no bairro do Santo Cristo.

Sprays de pimentas foram utilizados sem limite algum, atingindo uma mulher grávida que se encontrava dentro do prédio, crianças, militantes que prestavam apoio aos sem-tetos, uma defensora pública que se encontrava no local, um vereador e quem mais tentasse impedir que os policiais agissem de forma excessivamente truculenta. Alguns sem-tetos relatam que os policiais chegaram a jogar sprays de pimenta dentro da comida que estava sendo preparada para o almoço.

Foto: Lucas Duarte de Souza

Foto: Lucas Duarte de Souza

Cassetes foram arremessados contra aqueles que paravam na frente dos policiais e balas de borracha foram atiradas indiscriminadamente na direção das pessoas, que corriam para se esconder. Uma das balas feriu um estudante no pescoço que teve que sair direto para um hospital, onde precisou levar pontos. Além disso, sete pessoas foram presas sem acusação clara: “O delegado vai te falar”, disse um policial ao ser perguntado sobre a acusação contra um dos militantes presos .

Na prisão elas não tiveram os seus direitos garantidos, tendo que urinar em garrafas, passar por sessões de revistas vexatórias, além de escutar gozações e ameaças proferidas pelos polícias. Talvez por ironia do destino, toda essa situação se passou no mesmo dia em que se fazia 42 anos do Ato Institucional N° 5 (AI-5).

E toda essa violência por se tratar de uma ocupação/manifestação pacífica, onde os manifestantes e os sem-tetos não portavam nenhum objeto que pudesse ser considerado um perigo para os policiais. A única reação das pessoas que tentavam resistir à violência policial era de se colocar na frente do Batalhão de Choque para não os deixarem entrar no prédio ocupado pelos sem-tetos.

Mesmo com várias câmeras filmando a operação autoritária os policias não se intimidavam, deixando claro que eles tinham a consciência que passariam impunes. Os vídeos revelam a estupidez que foi a ação.

Foto: Lucas Duarte de Souza

Foto: Lucas Duarte de Souza

O prédio do INSS se encontra completamente vazio servindo à especulação imobiliária há dez anos. Foi a terceira vez que esse prédio foi ocupado e desocupado. Apesar de o prédio não cumprir com a sua função social as Polícias Militar e Federal, a mando do INSS, não mediram esforços para acabar com a tentativa de ocupação. Cada vez mais vem se desenvolvendo uma política de controle e expulsão dos pobres no centro do Rio de Janeiro.

O projeto de revitalização do centro do Rio de Janeiro e as obras de preparação para os mega eventos, como Copa e Olimpíadas, atende apenas a uma classe: os ricos. A expulsão dos pobres do centro já começou. Por isso, a ocupação Guerreiros Urbanos necessita de toda solidariedade daqueles que lutam por uma cidade mais justa e pelo Socialismo.

Nenhuma pessoa pode ficar sem-teto, privada de direitos ou ser assassinada pelo Estado para atender as demandas do capital especulativo e criar receita para as grandes empreiteiras.

> > > VÍDEOS

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/15/video-do-despejo-da-ocupacao-guerreiros-urbanos/

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/15/video-despejo-da-ocupacao-guerreiros-urbanos/

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/15/video-um-despejo-outra-ocupacao/

> > > FOTOS

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/15/fotos-da-solidariedade-a-ocupacao-guerreiros-urbanos/

> > > MÚSICA

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/16/musica-guerreiros-urbanos/

> > > POESIA

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/16/poesia-guerreiro/

> > > RELATOS

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/15/outro-relato-sobre-o-despejo-da-ocupacao-guerreiros-urbanos/

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/14/ato-pela-moradia-e-repressao-do-estado/

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/14/relato-sobre-as-prisoes-e-o-despejo-da-ocupacao-guerreiros-urbanos/

> > > SOLIDARIEDADE e REPÚDIO

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/16/carta-de-apoio-da-frente-de-luta-por-moradia-flm-a-ocupacao-guerreiros-urbanos-e-vitimas-da-violencia-policial/

http://pelamoradia.wordpress.com/2010/12/16/nota-de-repudio-a-agressao-policial-contra-uma-defensora-publica-no-rio-de-janeiro-anadep/

2010-12-28  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    28 dezembro 2010 @ 20:11

    […] ao longo dos últimos 8 meses o trabalho escravo, os despejos, a violência policial, o avanço dos agro- tóxicos e negócios, os crimes ambientais e o aquecimento […]

Share your thoughts

Re: Sem-tetos são despejados violentamente do prédio do INSS







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>