Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Brasil de Fato recebe Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

quarta-feira 19 junho 2013 - Filed under Notícias do Rio

Maior honraria do município foi entregue ao jornal na sexta-feira (14) em reconhecimento aos seus dez anos de comunicação alternativa e contra-hegemônica. Boletim do MST RJ foi um dos homenageados, junto a diversos outros meios de comunicação popular.

O jornal Brasil de Fato recebeu, na última sexta-feira (14), a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A homenagem reconhece os dez anos de comunicação alternativa e contra-hegemônica do semanário.

O Brasil de Fato é um jornal escrito por trabalhadores e movimentos sociais do campo e da cidade, tendo sido nos últimos dez anos uma voz alternativa à imprensa comercial, comprometida com as grandes empresas e governos. Desde o dia 1º de maio, o jornal está com uma edição regional gratuita circulando semanalmente no Rio de Janeiro.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Renato Cinco (PSOL). Participaram da cerimônia de entrega, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o editor-chefe do Brasil de Fato, Nilton Viana, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), o deputado federal Chico Alencar (PSOL), o cineasta Silvio Tendler, o professor Mauro Iasi, o Repper Fiell, o jornalista Mário Augusto Jakobiskind, Claudia Santiago, do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), e integrantes do Levante Popular da Juventude.

Na ocasião, também foram homenageados com moções honrosas da Câmara Municipal diversas outras iniciativas de mídia alternativa, coletivos e pessoas que trabalham para democratizar a comunicação e a cultura no país. São elas: a Agência de Notícias das Favelas, a Agência Petroleira de Notícias, a Agência de Notícia PULSAR, o Boletim do MST-RJ, o Núcleo Piratininga de Comunicação, o Jornal O Cidadão, o Jornal Voz da Favela, o Jornal Sem Terra, o Jornal da ABI, a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, a Revista Vírus Planetário, a Rádio Santa Marta, o Programa Faixa Livre, a TV CAOS, o APPAFUNK, o Domingo É Dia de Cinema, o Bonde da Cultura, a Orquestra Vermelha, o Latuff Cartoons, o fotógrafo Samuel Tosta e Naldinho, da Escola de Fotógrafos Populares da Maré.

Tagged:

2013-06-19  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 50 | Boletim do MST Rio
    19 junho 2013 @ 11:24

    […] Brasil de Fato recebe Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro […]

Share your thoughts

Re: Brasil de Fato recebe Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>