Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Começa o curso de Formação Política na ESS/UFRJ

terça-feira 5 abril 2011 - Filed under Notícias do Rio

por Elisa Brazil (ESS/UFRJ)

formacaopolitica-ESS-UFRJ

No último dia 02 de abril, teve início o curso de Formação Política, na Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. Este curso é um projeto de extensão vinculado ao Centro de Cidadania da Praia Vermelha, em parceria com outras unidades e institutos, tendo como objetivo promover e (re) afirmar a função social da universidade. A perspectiva é de socializar o conhecimento àqueles que não tiveram e não têm acesso à universidade através do mecanismo formal de seleção, oferecendo uma visão histórica sintética da natureza dos regimes e formas políticas e do alcance da participação cívica.

A turma  conta com 81 alunos, e é composta por representantes de movimentos sociais, militantes sindicais e de comunidades, alunos da faculdade de serviço social, supervisores de campo de estágio e gestores de políticas sociais. O curso de Formação Política é dividido em quatro módulos para que os participantes possam optar pelos temas de maior interesse. O primeiro módulo está dividido em três temas: “Emancipação Humana e Emancipação Política”, exposto pelo professor Mauro Iasi, na aula inaugural; “Sociedade Capitalista”, com o professor Marcos Botelho (ESS); e “Natureza do Estado” com a professora Sara Granemann (ESS/UFRJ).

formacaopolitica-ESS-UFRJ

No formato atual o curso acontece de 15 em 15 dias, aos sábados, de 9hs as 16hs, possibilitando que mais pessoas possam participar desse espaço. Durante a manhã acontecem as aulas expositivas dos professores convidados, e na parte da tarde são feitas oficinas. Segundo Cristiane Lopes, coordenadora do Centro de Cidadania, as oficinas são entendidas como “um momento de reflexão e de debate, no qual os alunos, através das várias formas de aprendizagem, não só da escuta, mas da fala e do refletir coletivo, possam se apropriar dos conceitos que são abordados.”

Para o desenvolvimento desta metodologia, foram realizados encontros com coletivo 13 de Maio, histórico núcleo de educação popular, no qual se trabalha na perspectiva da construção coletiva do saber. Outros espaços pioneiros na formação política, como a Escola Nacional Florestan Fernandes, também foram consultados.

Na primeira aula, o professor Mauro Iasi trabalhou o tema proposto apresentando tópicos como cidadania clássica e cidadania moderna, distinção entre o público e o privado, direitos civis, direitos políticos e direitos sociais, supressão dos vínculos de dependência pessoal, pensamento liberal, emancipação humana, luta de classe e propriedade privada.

formacaopolitica-ESS-UFRJ

E ao término da aula, perguntado sobre a proposta do curso, respondeu: “É uma boa iniciativa da escola que primeiro trata o conhecimento não como uma propriedade de alguns, que vai responder a certos interesses privados e volta pra esses interesses privados, mas exatamente por ela ser pública, ela tem que se voltar pra fora dos muros acadêmicos. Então esse é um curso que junta lideranças de bairro, militantes de movimentos sociais, profissionais já formados e a sua comunidade onde atuam pra poder vir aqui fazer curso de formação. É bem o que materializa esse compromisso da universidade com seu caráter publico afinal de contas, já que é um espaço público, é prioritariamente dessa população e desse encontro com o mundo acadêmico. A gente sempre tem uma idéia de extensão que a gente leva esse conhecimento a eles como se fosse algo muito valioso e de fato é, mas é também muito valioso esse contato. É dele que a gente alimenta a academia com as verdadeiras questões. Muitas das questões que nós discutimos aqui e que são essenciais na formação do Serviço Social, como a questão social, a questão do estado, as políticas públicas, os limites dos direitos, é essa população que materializa essa questão pra gente: quais são as demandas reais, qual o limite desses direitos e através desse encontro é que a gente pode dar vida a teoria social”.

Na parte da tarde aconteceu o momento de apresentação lúdica dos alunos, seguido da apresentação do documentário “ENFF: uma escola em construção” e de trechos do filme “Quanto vale ou é por quilo?”. Em seguida, houve uma exposição de experiências do grupo fazendo uma relação com o conteúdo exposto no primeiro momento, o que fomentou um amplo e construtivo debate.

O curso é gratuito e para inscrever-se nos módulos seguintes não será exigido a participação nos módulos anteriores, embora a ementa tenha sido elaborada considerando uma sequência de debates fundamentais para construção de uma consciência crítica e cidadã.

Contatos: Mônica Delgado ou Cristiane Lopes
(21) 3873-5394 ou 3873-5393

2011-04-05  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Começa o curso de Formação Política na ESS/UFRJ







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>