Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

INCRA não consegue desapropriar a Fazenda São Paulo

terça-feira 17 maio 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

por Celso Antunes- Direção da Estadual do MST-RJ

Fazenda São Paulo, Acampamento Mariana Crioula, latifúndio improdutivo com 1500ha, localizado no município de Valença no estado do Rio de Janeiro. No dia 12 de maio ocorreu mais uma tentativa de uma homologação de acordo, na justiça federal de Barra do Piraí, visando a desapropriação da fazenda, mais uma tentativa frustrada.

Desde 2003 o INCRA iniciou o processo de desapropriação dessa fazenda considerada improdutiva. O MST organizou a ocupação como forma de pressão para a sua desapropriação, chegou a ser despejado pela justiça estadual, mas foi reocupada pelos trabalhadores, que organizaram o acampamento Mariana Criola. Em 2009, o proprietário acordou com o INCRA uma desapropriação parcial do imóvel. A justiça federal de Barra do Piraí e o Ministério Público Federal, desde então vêm sendo favorável a desapropriação. O INCRA nas três audiências do acordo foi incapaz de apresentar em juízo uma proposta de desapropriação. Não é apenas o poder judiciário que vem dificultando as desapropriações e assentamentos das famílias. Mesmo quando não existe oposição por parte do proprietário e do poder judiciário o INCRA se revela incompetente e desinteressado para cumprir com suas obrigações constitucionais.

2011-05-17  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    17 maio 2011 @ 22:40

    […] INCRA não consegue desapropriar a Fazenda São Paulo […]

Share your thoughts

Re: INCRA não consegue desapropriar a Fazenda São Paulo







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>