Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes – Release de Imprensa

sexta-feira 6 dezembro 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

IV Feira Estadual da Reforma Agrária

Nos dias 9 e 10 de dezembro, o MST realiza a já tradicional Feira Estadual da Reforma Agrária, no Largo da Carioca. Em sua quarta edição, a feira conta este ano com diversas novidades. A principal delas é a homenagem a Cícero Guedes, militante assassinado em janeiro deste ano. Cícero foi um dos maiores idealizadores da feira, que passa agora incorporar seu nome.

“Este ano vamos cumprir um dos grandes desejos do Cícero, que era aumentar ainda mais a feira. Serão 100 camponeses e camponesas, trazendo produtos do estado do Rio e do Brasil.”, afirma Andrea Matheus, coordenadora do MST e responsável pela organização do evento.

Os produtos frescos virão das regiões onde o movimento atua no Rio de Janeiro: Norte, Sul e Baixada Fluminense. No total, os cerca de 30 assentamentos trarão, frutas, legumes e verduras frescas. Maracujá, coco, aipim e jiló são apenas alguns dos frutos da reforma agrária que os consumidores poderão encontrar no Largo da Carioca. Os assentados e assentadas trarão também produtos beneficiados, como pimentas e bolos caseiros e geleias. Fitoterápicos e mudas de plantas também estarão à venda.

Outra grande novidade deste ano será a presença dos produtos processados. Cooperativas do MST no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo trarão à cidade arroz agroecológico, suco de uva, açúcar mascavo e melaço. A Cooperoeste, de SC, especializada em laticínios, irá oferecer leite, leite condensado, queijo e doce de leite. Mas o produto mais esperado é o achocolatado Terrinha, sempre um sucesso entre as crianças Sem Terrinha.

A Coopercontestado, também de SC, virá com um delicioso queijo colonial e iogurte. As compotas da Coopertel de pepino, cebola, cenoura e beterraba são sucesso garantido. E as sementes de abóbora com chocolate, café e canela prometem ser disputadas na feira deste ano.

Além da venda de produtos frutos da luta pela terra, a feira ainda contará com debates e atividades culturais. Nos dois dias haverá debates sobre soberania alimentar, transição agroecológica, agroindustrialização e cooperativas. Segundo Cosme Gomes, também coordenador da feira, a feira não é somente para venda de alimentos.

“O maior objetivo da Feira da Reforma Agrária é o diálogo com a sociedade. É mostrar que a reforma agrária pode dar certo, mostrar que o MST pode produzir alimentos saudáveis, e principalmente, que são os camponeses que matam a fome do mundo. O agronegócio está aí pra encher a terra de venenos e o bolso da multinacionais de dinheiro.”

Na tarde e noite dos dois dias, várias atrações culturais estão previstas. Haverá apresentações de teatro, bandas de samba e danças populares, com os grupos Sambarilha, Tambores de Olokum e Lá e Cá. O primeiro dia da feira será encerrado com funk carioca da APAFUNK, que vai marcar presença esquentando os tambores em ritmo de carnaval. Na terça-feira, o encerramento fica a cargo do forró das bandas Caramuela e Terreirada Cearense.

Serviço:

IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes
9 e 10 de dezembro, de 7h as 22h no Largo da Carioca – Centro – Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa: Alan Tygel – 21 9 8085-8340

Contatos para entrevistas: Andrea Matheus – 9 69510345, Cosme Gomes – 9 9604 0247  e Marcelo Durão –  9 8055-1545

 

Programação:

Programação:

SEGUNDA – 9 de dezembro
07h – Início da Feira
10h – 11h – Abertura
11h – 12h – DEBATE: Agroecologia e Soberania Alimentar: Um diálogo entre Campo e Cidade
13h – 14h – Lá e Cá (Instrumental regional)
14h – 15h – DEBATE: Transição Agroecológica em Assentamentos de Reforma Agrária
15h – 16h – Teatro – Brecht
16h – 17h – Tambores de Olokum (Maracatu de baque virado)
17h – 20h – Sambabrilha (Roda de samba)
20h – 22h – Apafunk (Bloco de carnaval)

TERÇA – 10 de dezembro
07h Início da Feira
10h – 11h DEBATE: Agroindustrialização em Assentamentos
15h – 16h – Us Neguin Q Ñ C Kala (Rap militante)
14h – 15h DEBATE: Cooperação e Comercialização em Assentamentos: Limites e Perspectivas
17h – 18h – Encerramento
18h – 19:30h – Caramuela (Forró de qualidade)
19:30h – 21:00h – Terreirada Cearense (Música brasileira de raíz)

2013-12-06  »  alantygel

Share your thoughts

Re: IV Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes – Release de Imprensa







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>