Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST participa de homenagem a Eduardo Galeano

segunda-feira 12 maio 2014 - Filed under Notícias do MST Rio

Dirigente Nacional do MST no RJ, demonstra respeito e admiração ao escritor, que também recebeu bandeira e boné do movimento

Fonte: Assessoria de Comunicação Marcelo Freixo

Fonte: Assessoria de Comunicação Marcelo Freixo

Da Redação do MST/RJ

“Que tal se delirarmos por um tempinho? Que tal se fixarmos nossos olhos mais além da infâmia, para imaginar outro mundo possível…”. E foi assim, por meio dos versos retirados do poema O Direito ao Delírio, de Eduardo Galeano, que Elisângela Carvalho, Dirigente Nacional do MST, homenageou o escritor e jornalista na noite de 16 de abril.

Cerca de 450 pessoas estiveram no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), no Centro, para ver Galeano receber de Marcelo Freixo e do vereador Eliomar Coelho (PSOL) a Medalha Tiradentes e o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro, respectivamente.

“Nessa noite tão especial para nós, a gente tem que continuar, Eduardo Galeano, delirando, sim. Delirando e buscando a utopia de um mundo mais justo, mais digno. E nisso, as sua obras têm contribuído, principalmente para nós, dos  movimentos sociais…”, encerrou a Dirigente Nacional do MST-RJ, após ter entregue, emocionada, em nome dos movimentos sociais, bandeira e boné do MST.

Após o término da fala de Elisângela, Freixo completou: “Obrigado Elisângela, obrigado a cada companheiro do MST! Nessa homenagem, vocês não poderiam deixar de estar na mesa com a gente.”

Fonte: Assessoria de Comunicação Marcelo Freixo

Fonte: Assessoria de Comunicação Marcelo Freixo

Galeano dedicou o reconhecimento ao arquiteto Oscar Niemeyer, morto em dezembro de 2012, e falou sobre os movimentos que defendiam a independência do Brasil, em referência a Tiradentes, executado em 21 de abril de 1792, após o fracasso da Inconfidência Mineira.

“O único que não delatou ninguém e que foi por todos delatado estreou o patíbulo na hora do amanhecer. O alferes Tiradentes foi castigado por querer que os brasileiros fossem brasileiros em toda a infinita dimensão da palavra liberdade, que é a mais linda palavra existente em todos os dicionários do mundo. Ela inspirou o movimento de Tiradentes e outros movimentos libertários da América Latina. Quero dedicar essa medalha à memória do meu muito querido amigo Oscar Niemeyer, que foi e continua sendo, além da morte, o maior entusiasta dessa louca aventura a que chamamos Brasil”, afirmou.

A cerimônia foi encerrada pela cantora Isadora Medella, da banda As Chicas. Ela recitou o poema “Os ninguéns” e o refrão do “Rap do Silva” antes de tocar a canção “Los hermanos”.

Veja mais

(Informações: Blog do Marcelo Freixo)

Tagged:

2014-05-12  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 57 | Boletim do MST Rio
    12 maio 2014 @ 14:38

    […] MST participa de homenagem a Eduardo Galeano […]

Share your thoughts

Re: MST participa de homenagem a Eduardo Galeano







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>