Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST participa homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes

quarta-feira 18 junho 2014 - Filed under Notícias do MST Rio

“A melhor forma de homenagear os 90 anos da Coluna Prestes é fazendo lutas, é indo para as ruas enquanto existir desigualdade social… nesse país”, disse Marcos Araujo, Dirigente Nacional do MST.

Por Vanessa Ramos
Do Boletim do MST-RJ
Fotos: Flávio Abreu

Marcos Araujo, Dirigente Nacional do MSTNo dia 28 de outubro de 1924, Luiz Carlos Prestes participava dos levantes no Rio Grande do Sul que deram início à Marcha da Coluna Prestes, também conhecida como Coluna Invicta. Pela primeira vez na história do Brasil, um movimento com participação popular, dirigido contra o poder do Estado, não foi derrotado.

“Foi um movimento revolucionário que as classes dominantes brasileiras sempre tentaram silenciar, inclusive porque o Prestes se tornou a liderança mais importante”, comentou Anita Leocadia Prestes, professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada da UFRJ e presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.

A Coluna Prestes empolgou a opinião pública brasileira durante a segunda metade dos anos 1920, pois expressou em grande medida os anseios das populações urbanas da época, cujo programa de reformas de cunho liberal (voto secreto, representação e justiça, liberdades públicas, etc.) adotara a Coluna Prestes durante sua marca de 25 mil quilômetros, com duração de dois anos e três meses, através de 13 estados do Brasil.

Para Marcos Araujo, Dirigente Nacional do MST, a Coluna nos deixou como exemplo, além de todos os processos de lutas, o processo de formação de novos sujeitos revolucionários comprometidos com o Brasil. “Nós devemos sempre seguir, dando continuidade”, disse.

No início da noite do dia 9 de maio, a professora Anita Leocádia Prestes subiu as escadarias do Palácio Tiradentes para receber mais uma homenagem pela memória do pai. Dessa vez, a lembrança teria a celebração de sua Coluna revolucionária que há 90 anos saiu do Rio Grande do Sul, libertou presos detidos injustamente, lutou por justiça, liberdade, denunciou a miséria do país e abalou os alicerces da república oligárquica.

Assim, “a melhor forma de homenagear e comemorar os 90 anos da Coluna Prestes é fazendo lutas, é indo para as ruas enquanto existir desigualdade social e problemas socioeconômicos nesse país. Esse, sim, é o maior exemplo que podemos dar para as gerações futuras, principalmente para homenagear aqueles que realizaram esse processo de lutas de classe no país”, discursou marcos durante o evento.

“Nós do MST, nesses 30 anos, que estamos comemorando este ano, pensamos que é importante seguir, não só com novos militantes, novos quadros para a revolução socialista, mas também contribuir no processo de transformação do povo”, finalizou Marcos.

Durante a homenagem, o deputado estadual Paulo Ramos (PSOL), leu a carta de Luís Carlos Prestes a sua mãe, escrita na prisão em 1937, quando relata a alegria com a notícia do nascimento da filha Anita e mantém a obstinada disposição de luta pelo socialismo.

O MST foi o único movimento social a integrar a mesa. A homenagem foi uma iniciativa do Deputado Estadual Paulo Ramos (PSOL) e organizado pela Associação Cultural José Marti, CeCac, ILCP, CEP, MST,MPA, pela Arma da Crítica, PCLCP, PCB, e pelo PCR. Também estiveram presentes, Ivan Pinheiro (PCB) e Edgar Gonzales, Cônsul Geral da Venezuela no Rio de Janeiro.

Tagged:

2014-06-18  »  Vanessa Ramos

Talkback

  1. Boletim 58 | Boletim do MST Rio
    23 julho 2014 @ 10:54

    […] MST participa homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes […]

Share your thoughts

Re: MST participa homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>