Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST visita movimento da Via Campesina na Espanha

quarta-feira 11 Abril 2012 - Filed under Notíciais Internacionais e da Via Campesina

por Talles Reis, do MST

Entre os dias 02 a 04 de abril, o militante do MST Talles Reis visitou o Sindicato de Obreiros do Campo (SOC), movimento integrante da Via Campesina e localizado na província de Andaluzia, Espanha.

O SOC é um combativo movimento da Via, fundado em 1976, através da organização de várias “comissões de jornaleiros”, que são os trabalhadores assalariados rurais que vendiam sua força-de-trabalho para os grandes proprietários de terra. Uma demonstração de sua força e importância está no fato de que foi o primeiro sindicato legalizado após o final da ditadura franquista.

Na vista, Talles Reis teve a oportunidade de visitar a fazenda Solmontes, que foi ocupada no dia 04 de março deste ano por cerca de 300 famílias pertencentes ao SOC. De propriedade estatal, Solmontes é uma fazenda pertencente ao governo de Andaluzia, a mesma vinha servindo a especulação financeira, onde arrendatários plantavam trigo visando principalmente as subvenções agrícolas da comunidade européia.

Nos últimos anos o SOC realizou várias ocupações, porém de caráter simbólico, onde as famílias se concentravam na frente das fazendas, porém sem ocupar de fato as propriedades rurais. Não é o caso da ocupação de Solmontes, pois esta se trata de uma ocupação definitiva, a primeira nos últimos 15 anos. A retomada das ocupações definitivas é fruto da crise econômica européia, que tem desempregado milhares de trabalhadores do campo e da cidade.

Na fazenda, agora ocupada, desenvolvem-se os mesmos sonhos das famílias sem-terra do Brasil: o desejo de plantar a terra, produzir o seu próprio alimento, ter um lugar digno para viver criar os seus filhos. E rumo a este sonho, as famílias já iniciaram o cultivo de uma horta.

Para selar o compromisso de aliança na luta pela terra, Talles presenteou as famílias da ocupação com uma bandeira do MST, e recebeu uma da SOC que irá para a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF).

Tagged: » »

2012-04-11  »  alantygel

Share your thoughts

Re: MST visita movimento da Via Campesina na Espanha







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>