Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Praticando a Agroecologia: Capacitação em controle alternativo de pragas e doenças no Assentamento Francisco Julião

quarta-feira 15 junho 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

Ruti Guedes – COOPERAR/RJ
Iranilde de Oliveira Silva – Setor de Produção, Cooperação e meio ambiente- MST

Grupo AGROCRIOLO e COOPERAR realizam oficina de agroecologia com prática de  “Controle Alternativo de Pragas e Doenças no Assentamento Francisco Julião” – Município de Cardoso Moreira(RJ).

No dia 09 de junho, o grupo AGROCRIOLO da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) e a COOPERAR, realizaram no Assentamento Francisco Julião, localizado em Cardoso Moreira/RJ, uma oficina de Praticas Alternativas à pragas e Doenças. Esta foi uma demanda dos Assentados que estão em processo de formação de suas lavouras, e decidiram que esta será com bases agroecológicas.

A oficina aconteceu na casa do Sr. Zezinho e da D. Almerinda e de outros assentados, que puderem trocar experiências com os estudantes do AGROCRIOLO. Esta consistiu na preparação de caldas para controle de pragas e doenças de citros e posterior aplicação.

A avaliação foi positiva tanto por parte dos assentados quanto pelos estudantes, pois possibilitou aos agricultores outras alternativas para avançar na produção agroecológica do seu lote, melhorando cada vez mais a qualidade de vida conforme relatos deles mesmos. A relação da ATES (Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária) com estudantes também fortalece maior aproximação da relação com a Extensão Rural na prática.

Novas oficinas irão acontecer em breve, e perspectiva dos estudantes é de ampliar o grupo, e de ampliar as visitas também a outros assentamentos com a ATES da COOPERAR.

2011-06-15  »  nivia

Talkback x 3

  1. | MST Rio
    15 junho 2011 @ 3:18

    […] Praticando a Agroecologia: Capacitação em controle alternativo de pragas e doenças no Assentament… […]

  2. Praticando a Agroecologia: Capacitação em controle alternativo de pragas e doenças no Assentamento Francisco Julião « Fernando Serafim
    21 junho 2011 @ 7:45

    […] Texto do MST Rio, socializado pela RENAJORP – Rede Nacional de Jornalistas Populares […]

  3. francis andersom
    30 agosto 2011 @ 16:17

    gostaria que entrassem em contato comigo,cel (22)98225382pois gostaria de saber como se faz o cadastro de micro produtor rural de uma familia do assentamento francisco juliao , que esta interesada em vender dentro de 3 meses sua produçao de milho e gilo para o mercadao da ceasa do Rio de janeiro

Share your thoughts

Re: Praticando a Agroecologia: Capacitação em controle alternativo de pragas e doenças no Assentamento Francisco Julião







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>