Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Primeiro assentamento sustentável do Rio de Janeiro participa da Feira da Reforma Agrária

domingo 27 julho 2014 - Filed under Notícias do MST Rio

por Mônica Mourão, do Coletivo Intervozes

Produção do Assentamento Osvaldo de Oliveira

Os recém-assentados do Osvaldo de Oliveira, em Macaé, trouxeram sua produção para a feira: tomate, vários tipos de abóbora, limão e banana. Tudo sem veneno. Foto: Daniel Barreiros

“Hoje eu me orgulho de fazer parte do MST e do primeiro assentamento PDS do Estado do Rio de Janeiro”. A fala emocionada de Mauro Fabiano dos Anjos Ribeiro marca a narrativa do fim de um período de quatro anos de luta para que se conquistasse a implantação do assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé, região norte do Rio de Janeiro, como um Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS). O assentamento foi concedido pelo Incra em fevereiro deste ano, depois 7 anos sem desapropriações no RJ.

Fim de uma batalha, início de outra. As assentadas e os assentados agora têm o desafio de concretizar um modelo de desenvolvimento diferente do que é comumente implementado, o Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA). “Com o PDA, a destruição é muito grande. No PDS, preserva-se da água ao ser humano”, explica Mauro. O Projeto trabalha com reflorestamento e agroecologia. Além do combate ao uso de agrotóxicos, outro inimigo do PDS é o individualismo, esse “senhor do latifúndio”, nos dizeres de Mauro. Isso porque, nesse Projeto, não se emite título da terra.

Atualmente, 40 famílias vivem no assentamento Osvaldo de Oliveira, e serão selecionadas mais 38. O grupo ainda convive com um arrendatário que deveria ter saído há cinco meses, mas vem desrespeitando as ordens judiciais. Ele alega que não encontrou ainda um lugar para levar seu gado. “Esses relatos me doem um pouco. Nós não tivemos nem um minuto para pensar onde colocar as 250 famílias”, conta Mauro, relembrando a violenta expulsão que sofreram quando estavam acampados na fazenda, em 2010. “A Justiça está sendo injusta”, avalia.

Tocando em frente, Mauro ressalta a necessidade de se levar para o assentamento pessoas que tenham conhecimento técnico em agroecologia, para que se consiga viabilizar o projeto que foi pensado para o Osvaldo de Oliveira pelo MST em parceria com a Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras. “Na verdade, quem faz a reforma agrária é o Sem Terra”. E um pedacinho dessa experiência já está na V Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes, como disse Mauro para uma freguesa, “com um preço que você pode pagar e voltar pra levar mais”.

2014-07-27  »  alantygel

Talkback x 2

  1. Assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé (RJ), é ameaçado de despejo | Boletim do MST Rio
    20 novembro 2015 @ 13:29

    […] Primeiro assentamento sustentável do Rio de Janeiro participa da Feira da Reforma Agrária […]

  2. Julio oliveira
    6 dezembro 2015 @ 16:06

    Gostei de ver , a galera do osvaldao mostrando pra que veio ,e porqueestao na terra, a luta e pra valer companheiros estamos juntos sempre.

Share your thoughts

Re: Primeiro assentamento sustentável do Rio de Janeiro participa da Feira da Reforma Agrária







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>