Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Coletivo de mulheres leva seus produtos e sua luta para a Feira da Reforma Agrária

domingo 27 julho 2014 - Filed under Notícias do MST Rio

  por Mônica Mourão, do Coletivo Intervozes

IMG_0092

Geleias, doces, remédios caseiros e produtos artesanais feitos por um grupo de mulheres estiveram à venda durante os dois dias (24 e 25) da V Feira da Reforma Agrária Cícero Guedes. Mas esses artigos são apenas uma amostra do trabalho feito pelo Coletivo Regina Pinho no norte fluminense desde o fim de 2010. Talvez a amostra mais palpável de um trabalho que não gera itens para se comercializar: essas mulheres também se organizam para fortalecer sua formação e articulação nos movimentos sociais. Um dos principais fios que tece essa teia é o combate à insegurança.

O próprio nome do coletivo é uma homenagem a uma militante assassinada. Nesse ano, mais duas perdas, de uma mãe e sua filha. Na batalha contra a violência no campo contra as mulheres, entre outras bandeiras de luta, Viviane Ramiro da Silva, da Comissão Pastoral da Terra, conta que foi realizado, nesse mês, um encontro de mulheres camponesas e será organizado um seminário regional ainda em 2014.

O coletivo também se organiza para reivindicar condições para ampliar a inserção das mulheres nas feiras da região, como ofertas de bens e serviços e garantia de políticas públicas para as mulheres. Para as feiras, elas levam principalmente artesanato e alimentos processados. “Buscamos assim agregar valor aos produtos que, de outra forma, já são comercializados pelos homens”, explica Viviane.

IMG_0075

2014-07-27  »  alantygel

Talkback x 2

  1. Feira da Reforma Agrária afirma produção agrícola do Rio de Janeiro | Boletim do MST Rio
    28 julho 2014 @ 13:24

    […] Coletivo de mulheres leva seus produtos e sua luta para a Feira da Reforma Agrária […]

  2. Feira da Reforma Agrária afirma produção agrícola do Rio de Janeiro | UNACOOP
    4 agosto 2014 @ 12:58

    […] Coletivo de mulheres leva seus produtos e sua luta para a Feira da Reforma Agrária […]

Share your thoughts

Re: Coletivo de mulheres leva seus produtos e sua luta para a Feira da Reforma Agrária







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>