Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Rede Jubileu Sul e 1 ano do Golpe de Estado em Honduras

quinta-feira 22 julho 2010 - Filed under Sem categoria

Por Sandra Quintela

Entre os dias 16 e 18 de junho, em Manágua foi realizada III assembleia Regional da Rede Jubileu Sul Américas. A Rede em seus 10 anos de vida se enraíza no grande Sul – África Ásia, América Latina e Caribe, pautando a centralidade da dívida publica como o principal mecanismo de enriquecimento das elites em nossos países e continentes. No Brasil, a rede jubileu Sul está organizada desde 1999 com o Tribunal da Dívida Externa e logo depois os plebiscitos populares, começando o sobre a dívida pública em 2000.

Fazendo a memória dos 10 anos de luta voltamos a enfatizar a estreita relação existente entre as novas condições de endividamento impostas sobre a região e o avanço dos tratados de livre comércio na América Central e Caribe, assim como na região Andina e Mercosul assinados com Estados Unidos e com a União Europeia. Destacamos os efeitos nocivos e acumulados com a dívida ecológica, sociais, históricas, culturais e climáticas sobre nossos povos.

Decidimos seguir fortalecendo a análise das causas e consequências históricas da dívida externa, continuar impulsionando o chamamento pela realização de Auditorias participativas e integrais das dívidas cobradas de nossos países. Assim como, fortalecer a visão que confirme o exponencial crescimento das dívidas, tanto externa como interna, na atual conjuntura de crise global e a necessidade de continuar aprofundando os temas transversais que confluem em torno das raízes históricas da dívida, a dívida ecológica e climática, o livre comércio, a militarização e a criminalização dos movimentos sociais.

Como Jubileu Sul/Américas continuamos rechaçando o Golpe de Estado que o imperialismo e as oligarquias impuseram ao povo hondurenho, assim como denunciamos ao endividamento ilegítimo acumulado pela ditadura e nosso apoio incondicional a heroica resistência do povo hondurenho e suas organizações de massa em luta por recuperar o sagrado direito a liberdade. Repudiamos o reconhecimento do governo do Sr. Porfirio Lobo, surgido de eleições ilegítimas, como qualquer ação indireta que pretenda reconhecer o atual governo de Honduras.

Continuamos a denunciar e repudiar à ocupação econômica e militar do Haiti, apoiando a seu povo na luta pela soberania, autodeterminação e vida, assim como a qualquer tentativa de desestabilização ou derrubada dos processos de mudança em curso na região, como o que protagonizaram,  entre outros, o povo e o governo de Cuba há mais de 50 anos.

Estes foram os pontos mais importante de nossos compromissos e acordo entre representantes de 10 países presentes na Assembleia.

Também entre os dias 19 e 29/07 estivemos em Honduras junto a Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras, onde participamos de várias atividades relacionadas aos protestos referentes ao aniversário de 1 ano do golpe de Estado. A impressão forte que fica é de um povo em luta. Um povo que há um ano não deixa as ruas nem a vontade de refundar o estado hondurenho a partir da realização de uma Assembleia Constituinte com esse objetivo.

Uma forte presença de debates sobre a refundação e a reinvenção de democracia nos moldes de que a democracia direta seja o mecanismo de definição dos rumos do país.

O povo hondurenho segue sua luta que não é só sua. È nossa também de todos os povos do Sul que no dia-a-dia de suas vidas não perdem a esperança de poder viver bem na nossa Pacha Mama sem exploradores nem explorados.

2010-07-22  »  MST-RJ

Talkback

  1. | MST Rio
    22 julho 2010 @ 23:16

    […] A Rede Jubileu participou de diversos protestos referentes ao aniversário de 1 ano do golpe de Estado. O povo hondurenho demonstra a importância de se refundar o estado hondurenho a partir da realização de uma Assembleia Constituinte. O povo hondurenho segue sua luta que não é só sua. É nossa também de todos os povos do Sul… Leia mais clicando aqui. […]

Share your thoughts

Re: Rede Jubileu Sul e 1 ano do Golpe de Estado em Honduras







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>