Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Reforma Agrária mostra seus produtos no Centro do Rio

terça-feira 22 outubro 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

por Alan Tygel

Feira mensal teve mais uma edição neste sábado. Produtos vieram de assentamentos e acampamentos do Rio e Espírito Santo

por Alan Tygel

A reforma agrária no Brasil vai de mal a pior. Em 2013, a presidenta Dilma ainda não assinou nenhum decreto de despropriação de terras para criação de assentamentos rurais. Mesmo assim, os movimentos sociais do campo não economizaram alegria para mostrar os resultados da produção dos seus acampamentos e assentamentos.

No último sábado (21), foi realizada a 2a edição da Feira Cultural da Reforma Agrária, no Centro do Teatro do Oprimido, na Lapa. Alimentos frescos e processados, roupas, artesanato, sabonetes e plantas foram vendidos durante todo o dia para um público de todas as idades que passava pelo local.

A animação da feira ficou por conta dos integrantes da banda Caramuela, trio de forró que embalou o final de tarde no local. De acordo com o cantor Igor, “nós sempre tocamos nestes eventos pois apoiamos os movimentos que lutam pela transformação social. Apoiamos a resistência e a organização popular.”

por Alan Tygel

Vim para dar uma força!

Um dos consumidores da feira foi Mateus Zanon, de 14. Ele é membro do grêmio do CAp da UERJ, e está mobilizado em defesa dos professores. Ele critica o governo: “A situação da reforma agrária está um absurdo, o governo só retrocede!” E explica o motivo da visita à feira: “Vim dar uma força!”

Nildo Mendes, aposentado, veio de Niterói e comprou um bolo e um doce de mamão. Para ele, esse tipo de feira deveria ser feita todos os dias: “É preciso divulgar a Reforma Agrária não só no discurso, mas mostrando a produção.” E comenta a diferença no gosto dos produtos sem agrotóxicos: “A gente estão tão acostumado a comer com veneno, que até estranha quando não tem!”

Os camponeses do MST e do MPA trouxeram verduras, legumes, frutas, e alimentos processados como café, mel e farinha. O visitantes da feira ainda puderam experimentar os petiscos de vaca atolado (carne com aipim) e aipim frito com linguiça.

A próxima feira cultural da Reforma Agrária acontece no dia 9 de novembro, no mesmo local. Em dezembro, o MST realiza a 4a edição da Feira Estadual da Reforma Agrária. Em seu quarto ano, a feira acontecerá no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro.

por Alan Tygel

2013-10-22  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Reforma Agrária mostra seus produtos no Centro do Rio







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>