Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

UFF-Rio das Ostras e MST-RJ realizam mais uma etapa de formação político-cultural na região norte do estado

terça-feira 20 agosto 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

por Dayse Oliveira, Elson Hoyos e Jéssica Monteiro, da UFF-Rio das Ostras

Sem Terrinhas no acampamento Luiz Maranhão

Sem Terrinhas no acampamento Luiz Maranhão

No final de semana de 03 e 04 de agosto de 2013, ocorreu mais uma etapa das oficinas de formação político-cultural nos acampamentos Osvaldo Oliveira, em Macaé, e Luis Maranhão, em Campos de Goytacazes. As atividades envolveram oficinas de formação política, oficinas de formação em saúde e oficinas culturais de teatro e capoeira.

Esta é mais uma atividade construída no contexto da parceria entre o Programa de Extensão Universidade Itinerante: formação político-cultural em direitos humanos voltado para comunidades rurais da baixada litorânea e região norte do estado, vinculado a Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras, e o MST-RJ. Nessa a etapa o tema trabalhado foi sobre os princípios e valores organizativos do Movimento, como a terra, a luta, o trabalho, os estudos, a solidariedade e a participação.

Formação Política no acampamento Osvaldo de Oliveira

Formação Política no acampamento Osvaldo de Oliveira

No sábado dia 03, as atividades se realizaram no acampamento Luis Maranhão. Pela manhã durante a oficina de saúde, foi realizada a pesagem e a medida de altura das crianças. Paralelamente foi realizada atividade de capoeira com os adultos na qual foi ensinado os primeiros passos para se tocar berimbau, que se estendeu também na parte da tarde.

Dando continuidade, na oficina de saúde, pela tarde, foi feita uma discussão sobre verminoses, desde sintomas, transmissão e tratamento. Assim, de acordo com a realidade do acampamento, foram levantados possibilidades de prevenção e tratamento, assim como a distribuição de mudas medicinais e medicamentos para os que apresentaram sintomas de verminoses. Os Sem-Terrinhas contribuíram para esse debate com a confecção e pintura de desenhos sobre o olhar deles sobre as possibilidades e locais e condições de contágio. Ao fim do dia foi retomada a discussão sobre a qualidade da água do acampamento e as respectivas possibilidades de encaminhamento.

No domingo dia 04, foi a vez do acampamento Osvaldo de Oliveira. Pela manhã foi trabalhada na oficina de formação política, o tema anteriormente colocado sobre os princípios e valores do Movimento. Os Sem-Terrinhas também contribuíram apresentando um painel de desenhos sobre a questão das verminoses, indicando os sintomas e possibilidades de tratamento.

Pela tarde, na oficina de saúde a proposta foi a divisão de grupos para fotografar no acampamento o que os acampados consideram questões positivas e negativas para a saúde. Após foram reunidos todos para a projeção das fotos e debate, em que foram elencadas algumas ações para reverter as situações negativas apresentadas. Finalizando o dia, foi realizada a oficina de teatro, na qual foi feita uma dinâmica de grupo a fim de introduzir as potencialidades do teatro do oprimido para construção da identidade coletiva dos acampados.

Oficina de Saúde no acampamento Luiz Maranhão

Oficina de Saúde no acampamento Luis Maranhão

Todas essas atividades objetivam contribuir para a promoção e fortalecimento da organização popular na região na luta pela terra e pela reforma agrária. A próxima etapa está prevista para ocorrer em 31 de agosto e 01 de setembro em que se abordará a proposta de Reforma Agrária Popular do MST.

Oficina de Berimbau

Oficina de Berimbau

Sem Terrinhas no acampamento Osvaldo de Oliveira

Sem Terrinhas no acampamento Osvaldo de Oliveira

2013-08-20  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 52 | Boletim do MST Rio
    25 setembro 2013 @ 16:20

    […] UFF-Rio das Ostras e MST-RJ realizam mais uma etapa de formação político-cultural na região nort… […]

Share your thoughts

Re: UFF-Rio das Ostras e MST-RJ realizam mais uma etapa de formação político-cultural na região norte do estado







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>