Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Próxima audiência sobre o assassinato de Cícero Guedes será no dia 29

terça-feira 20 agosto 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

Advogada da família do camponês assassinado em janeiro teme que o acusado de ser o mandante do crime seja solto e prejudique o andamento do processo. Outros três réus respondem em liberdade.

por Alan Tygel

publicada no Brasil de Fato – Edição RJ – 15 de agosto

O processo que investiga o assassinato de Cícero Guedes, ocorrido em Campos dos Goytacazes em janeiro deste ano, ainda está longe de chegar a um desfecho. O camponês era uma liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no norte fluminense, e sofreu uma emboscada quando voltava de bicicleta de uma reunião no acampamento Luis Maranhão.

No próximo dia 29 ocorrerá a segunda etapa da audiência, onde a juíza Elisabete Franco Longobardi irá ouvir mais testemunhas, além dos réus. Após a oitiva, a ela irá decidir se há elementos para continuar o processo ou se absolve os réus. No momento, apenas Jose Renato Gomes de Abreu, acusado de ser o mandante, está preso. Renan Monção Barreto, Alcidenes Moreira Alves e Marivaldo Ribeiro dos Santos, suspeitos de serem os executores, respondem em liberdade.

Caso a juíza entenda que há indícios suficientes sobre o envolvimento dos réus no crime, o processo segue para júri popular. Entretanto, a advogada Fernanda Vieira, que representa a família de Cícero, tem uma preocupação:

– É sabido que quando os acusados deste tipo de crime respondem em liberdade, a tendência é que atrapalhem o andamento do processo, pois as testemunhas se sentem pressionadas. Achamos que há elementos suficientes para que os quatro suspeitos respondam ao processo presos.

Freixo: “Violência tem origem no latifúndio”

Para o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), a segurança das testemunhas é motivo de grande preocupação:

– Caso o acusado de ser o mandante do assassinato do Cícero seja solto e os suspeitos de serem os executores não sejam presos, será mais uma tragédia social cometida pelo Estado Brasileiro que contribui para escalada da violência contra os setores mais pobres de nossa sociedade.
O deputado, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, realizou em junho uma audiência pública em Campos para debater a violência no meio rural, que vitimou somente neste ano dois militantes do MST. Regina dos Santos foi encontrada morta em sua residência, no assentamento Zumbi dos Palmares, uma semana após o assassinato de Cícero.

Freixo comentou ainda a origem desta violência: “ela tem sua origem na estrutura política e social de uma sociedade construída sobre o poder do latifúndio e do modelo de desenvolvimento voltado para produção sucroalcooleiro para exportação e na impunidade histórica nos casos de violência contra os trabalhadores e trabalhadoras no campo.”

Referência em agroecologia, Cícero é homenageado na UENF

Nesta terça (13), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) prestou uma homenagem ao agricultor Cícero Guedes. O local em que há seis anos se realiza a feira da universidade foi batizado como Espaço Agroecológico Cícero Guedes dos Santos.

Cícero foi uma referência na produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, trabalhando sempre com o modelo a agroecologia. Por isso, diversos projetos de extensão da universidade visitaram seu lote, no assentamento Zumbi dos Palmares.

Para Hermes de Oliveira, outra liderança do MST, Cícero era o expoente principal da feira. “Aqui ele vendia seus produtos, os frutos de muito trabalho dedicado a produção de alimentos saudáveis. Foi uma luta que teve inicio com a ocupação da Usina São João, em 1997, e nunca mais parou. E dependendo de nós, nunca vai parar”, comentou, enquanto descerrava a placa da homenagem junto ao reitor em exercício da UENF, Edson Correa da Silva.

2013-08-20  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 52 | Boletim do MST Rio
    21 agosto 2013 @ 0:11

    […] Próxima audiência sobre o assassinato de Cícero Guedes será no dia 29 […]

Share your thoughts

Re: Próxima audiência sobre o assassinato de Cícero Guedes será no dia 29







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>