Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Universidades públicas pautam reforma agrária no RJ

segunda-feira 12 maio 2014 - Filed under Notícias do MST Rio

Iniciativa viabilizou o compromisso das instituições em garantir a discussão sobre Reforma Agrária nos espaços acadêmicos

por Rafael Miranda e Nivia Silva, do Boletim do MST-RJ

IMG_20140430_171819250Entre os dias 28 e 30 de abril, a Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP/UERJ – São Gonçalo) foi palco da 1ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, realizada ao longo de todo o mês de abril, em aproximadamente 50 universidades brasileiras, com as quais o MST tem parceria.

A iniciativa objetivou incentivar o compromisso das instituições com o tema Reforma Agrária. Cerca de 200 pessoas circularam pelo evento, em São Gonçalo. Segundo Hayla Falcão, uma das organizadoras e estudante da FFP, a atividade foi importante porque promoveu o debate sobre Reforma Agrária dentro dos espaços acadêmicos. “Pensar em uma atividade em que possa debater temas como esse é extremamente necessário, já que a mídia e as próprias instituições de ensino não realizam”, afirmou.

Durante os três dias de atividades, debates relevantes para a luta camponesa marcaram o evento, como o tema “violência no campo” e “avanço do agronegócio no território brasileiro”. Leonilde Medeiros, professora e pesquisadora do Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), destacou a importância das universidades participarem da discussão sobre um projeto popular que solucione os problemas existentes hoje no campo.

Ainda na opinião dela, “a questão agrária que atual, as dificuldades, os avanços e os retrocessos não podem impedir as novas formas de organização, não podemos nos basear no passado de forma que possamos alavancar com a luta por Reforma Agrária”, alertou a professora.

Uma barraca de lona retratando a vida de um acampamento Sem Terra foi montada, e no entorno, uma exposição de fotos e vídeos sobre os 30 anos do MST, retratando as diversas lutas, os acampamentos, os assentamentos e as escolas. Havia também uma feira com a presença de agricultores do Assentamento Zumbi dos Palmares, de Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), e do assentamento Roseli Nunes, de Piraí, região Sul Fluminense. Quem circulou pelo evento pode admirar a singela reprodução do modo de vida dos que resistem no campo.

IMG_20140430_171859253“Assim, eles nos conhecem melhor e ficam sabendo o que produzimos e que resistimos”, disse Luzia Cristina de Oliveira, assentada no Assentamento Roseli Nunes. “A forma como as exposições foram organizadas permitiu compreender melhor a realidade camponesa […] daqueles que fizeram e fazem parte da luta, trazendo a realidade para perto dos que a desconhecem”, falou Marina Micas, estudante da FFP.

No dia 29 de abril os alunos, professores puderam assistir o filme sobre os agrotóxicos, chamado “O Veneno está na Mesa II”, de Silvio Tendler, seguido de debate com Nivia Silva, do MST, André Burigo, da Fiocruz e prof. Alexandre, da UFF. No dia 30, aconteceu um debate sobre 50 anos da Ditadura- Violência e Repressão, com Leonilde Medeiros, do CPDA e Marcelo Durão, do MST.

A atividade foi organizada com a contribuição da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ASDUERJ), da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ), do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária (GeoAgrária) e do MST.

Esta atividade faz parte da Jornada á nível nacional, que está ocorrendo no mês de abril e maio em várias Universidades no Brasil e no mundo. Além da UERJ – São Gonçalo, no Rio de Janeiro, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária também aconteceu em outras instituições de ensino: Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), PUC, UERJ – Maracanã e Universidade Federal do Estado do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que ainda está sem data confirmada para acontecer.

 

2014-05-12  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 57 | Boletim do MST Rio
    13 maio 2014 @ 0:00

    […] Universidades públicas pautam reforma agrária no RJ […]

Share your thoughts

Re: Universidades públicas pautam reforma agrária no RJ







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>