Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

1º de Maio: Marmita Solidária completa um ano no Rio de Janeiro

quinta-feira 29 abril 2021 - Filed under Armazém do Campo RJ + Notícias do MST Rio + Solidariedade

MST e movimentos populares iniciam Jornada de Solidariedade com a Classe Trabalhadora a partir desta sexta (30). Confira a programação!

Feijoada popular será o prato principal da edição na capital e Sul Fluminense (Foto:Pablo Vergara)

Por Coletivo de Comunicação MST-RJ

Além do desmonte de políticas públicas, as crises política e sanitária no Brasil agravaram a fome e a insegurança alimentar em milhões de casas no último ano. É o que revela a pesquisa desenvolvida em 2020 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Hoje, mais da metade da população não tem garantida a alimentação plena e 19 milhões enfrentam a fome no dia a dia.

É nesse cenário que a Marmita Solidária completa 1 ano no Rio de Janeiro. A iniciativa já distribuiu mais de 5 mil refeições desde o início da pandemia, preparadas com os alimentos produzidos pelos Assentamentos e Acampamentos do MST no estado. Para Ruth Rodrigues, coordenadora do Armazém do Campo RJ, as condições de vida pioraram no último ano e a insegurança alimentar é uma consequência direta.

“A Marmita é uma forma de reafirmar nosso compromisso político que o acesso à alimentação, saudável e de qualidade, é um direito de todos. A distribuição das marmitas oferece o que temos de melhor para a população em situação de maior vulnerabilidade social nesse momento. Sabemos pela experiência, principalmente nas ocupações urbanas, que as mulheres são muito afetadas por esse contexto de crise. E as Mãos Solidárias são pessoas fundamentais para a continuidade do projeto”, afirma. 

Democracia, emprego, vacina para todos e fora Bolsonaro são as principais bandeiras que movimentos sociais e centrais sindicais reivindicam para este 1º de Maio, Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores. No Rio de Janeiro, o MST-RJ e diversos movimentos do campo popular organizam uma edição especial da Marmita Solidária com feijoada popular na capital e no Sul Fluminense para este sábado. 

A ação é parte das atividades em torno da Jornada de Lutas e Solidariedade com a Classe Trabalhadora. Serão distribuídas 550 refeições para trabalhadores informais, entregadores de aplicativo e rodoviários. O custo de cada Marmita Solidária é R$ 9,60. É possível apoiar através da conta no Banco do Brasil (Ag: 2975-0 / C/c: 127970-0) ou pix 08.087.241/0001-21. Escola Estadual de Formação e Capacitação à Reforma Agrária (ESESF).

Apoie a Marmita Solidária doando qualquer quantia para a conta no Banco do Brasil ou através do pix 08.087.241/0001-21
Programação

Nesta sexta-feira (30), o Armazém do Campo RJ participa da campanha “Esperançar contra a fome” distribuindo quentinhas com alimentos da Reforma Agrária na praça da Cruz Vermelha, centro da cidade, a partir das 9h. Ao todo, 70 marmitas serão destinadas à população em situação de rua e a ação ainda conta com apresentações artísticas ao longo do dia.

Também serão arrecadados alimentos no Buraco do Lume, que serão enviados para a cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em São Gonçalo (RJ). “Nós, que somos cristãos, precisamos fazer a nossa parte e partilhar o pão, como Jesus fez. Não podemos aceitar que as pessoas continuem morrendo por causa da Covid ou com fome”, afirma o pastor Henrique Vieira, um dos organizadores do projeto e do coletivo cristão Esperançar.

No sábado, dia 1º de Maio, a feijoada será o prato principal da Marmita Solidária. Serão 200 refeições na região Sul Fluminense, e 350 na capital carioca. Além da Marmita, no dia 1º de Maio, uma carreata vai percorrer da Cedae, no centro da cidade, até o Parque Madureira, localizado na Zona Norte. Também serão realizadas ações de solidariedade nos postos de saúde da Serra de Macaé (RJ), com doação de alimentos do Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira e Acampamento Edson Nogueira em parceria com a Rede Ecológica.

Além do MST, também constroem a Marmita Solidária no Rio de Janeiro a Articulação de Agroecologia (AARJ) e a Frente Brasil Popular (FBP) através das entidades: Levante Popular da Juventude, Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), União da Juventude Socialista (UJS), Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Sindicato dos Rodoviários, ANDES, ASFOC, ADUFRJ, SINTUFRJ, Sisejufe, UBM, Cedro, Cedac, PCdoB, e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Rio de Janeiro.

2021-04-29  »  Clivia Mesquita

Share your thoughts

Re: 1º de Maio: Marmita Solidária completa um ano no Rio de Janeiro







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>