Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Articulação de Agroeocologia do RJ realiza seminário interno

quarta-feira 5 junho 2013 - Filed under Notícias do Rio

por Diego Rangel, do Boletim do MST-RJ, com foto de Natália Almeida
Seminário AARJ

Nos dias 09 e 10 de Maio aconteceu, na Reserva Biológica da União, em Rio das Ostras-RJ, o Seminário Interno da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro – AARJ. O Seminário teve a participação de 40 pessoas, entre movimentos sociais, agricultores agroecológicos, entidades da sociedade civil e instituições públicas. A atividade foi pensada e construída durante a reunião da Coordenação Política, em março deste ano. Com a necessidade de se avaliar, passo importante para o fortalecimento das experiências agroecológicas e do trabalho em rede, além da preparação para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA).

A recepção dos participantes foi com uma dinâmica de roda, para que todos se olhassem e se conhecessem. Cada participante se apresentou dizendo “o que trouxe”, “o que vai levar” e “o que compartilha” para o encontro. Nesse clima de aconchego e cumplicidade entre os companheiros participantes, começou os trabalhos do primeiro dia do encontro.Seminário AARJ

O inicio das atividades se deu nos grupos de trabalho das regionais, que levantaram a conjuntura de cada região. Levantando seus principais conflitos, problemas, demandas, parceiros e agricultores agroecológicos. O mapeamento levantado pelos GTs da conjuntura foi debatido em plenária, sintetizando assim um panorama da conjuntura do Estado. Dentre os principais conflitos levantados pelos GTs, alguns se mostram como sendo comuns entre todas as regiões do estado.

A especulação imobiliária, os megaempreendimentos, a monocultura (cana e eucalipto) e a morosidade e descaso do poder público, se apresentam como principais vértices de conflitos e empecilhos para o desenvolvimento da agricultura orgânica e agroecológica no Estado. Corroborando com esta análise, Eduardo Barcelos, membro da AGB – RJ e da CEDRO, apresentou uma análise do Plano Estratégico para o desenvolvimento territorial do Rio de Janeiro. Ficaram expostos os direcionamentos do governo do estado para o Rio, que de forma alguma atendem as demandas e necessidades dos pequenos agricultores, seja ele convencional ou agroecológico.

Foram frisadas as ações de despejo e desaparições praticadas pelo governo, que contribuem apenas para o êxodo rural e a “desagriculturização” do estado. O resultado é a redução das áreas cultiváveis em beneficio, claramente, do agronegócio. Segundo o plano estratégico do governo, o estado conta com mais de 1 milhão de hectares (cerca de 38% da área cultivável do estado) para o cultivo de eucalipto para a indústria da celulose e as madeireiras. Ao fim do dia foi revista a organicidade da AARJ e sua participação em inúmeros eventos para o fortalecimento das redes de trabalho agroecológico.

Seminário AARJ

No segundo dia foi a vez de debater a construção de um calendário de atividades da AARJ. Além de encaminhar propostas para o III ENA, foram debatidas e construção do Encontro Estadual de Agroecologia e a Festa de Sementes Crioulas. No planejamento do calendário o Encontro Estadual e a Festa de Sementes tiveram especial destaque nas discussões do dia. Foi encaminhada a proposta para a construção de atividades em Campos dos Goytacazes, norte fluminense, para o fortalecimento das denúncias das situações de violência no campo ocorridas na região.

Participaram do Seminário as entidades MAPA/SFA – RJ; Rede Carioca de Agroecologia Urbana; Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida; CEDRO; PACS; MST; FEAB – Campos; Agrocriolo; Casa dos Saberes; ASPTA; CPT; AGB; Sec. de Pesca e Agricultura de Paraty; Univerde; Cooperar. Com a colaboração para a construção FASE e MAPA.

Tagged: »

2013-06-05  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 49 | Boletim do MST Rio
    5 junho 2013 @ 11:15

    […] Articulação de Agroeocologia do RJ realiza seminário interno […]

Share your thoughts

Re: Articulação de Agroeocologia do RJ realiza seminário interno







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>