Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Caminhada Agroecológica no Assentamento Irmã Dorothy

sábado 30 abril 2022 - Filed under Assentamento Popular Irmã Dorothy + Campanha de Plantio de Arvores + Notícias do Rio + Sem categoria

Caminhada na Estrada das Juçaras, Assentamento Irmã Dorothy

A proposta da Reforma Agrária Popular também envolve a defesa e o cuidado com o meio ambiente, as florestas e as águas, e foi seguindo essa concepção que no dia 26/04 foi organizada uma Caminhada Agroecológica no Assentamento Irmã Dorothy, em Quatis.

A caminhada contou com a participação de membros da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Quatis, a atividade foi motivada pelo III Congresso Eucarístico Diocesano, que se realizará em junho próximo, o Congresso Eucarístico é uma das atividades em comemoração aos 100 anos da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. Durante o Congresso, haverá diversas atividades nas Paróquias e uma delas é o dia do cuidado com a casa comum, quando será organizada uma atividade maior no assentamento com trilhas agroecológicas e plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas de proteção permanente do assentamento.

Café da manhã no assentamento


A atividade iniciou com a partilha de um café da manhã, depois famílias do assentamento e membros da Paróquia seguiram para a caminhada na Estrada das Juçaras, fazendo o reconhecimento das árvores, nascentes e do bioma local, em uma troca de conhecimentos entre os presentes. E para finalizar realizaram um delicioso almoço coletivo. Essa atividade também dialoga com o Plano Nacional do MST “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”, uma campanha em todos os estados encontra o movimento para o plantio de 100 milhões de mudas em 10 anos.

Almoço coletivo depois da caminhada


Somente com a auto-organização dos territórios pelo povo que ali vive, trabalha e produz alimentos que se pode garantir a defesa dos bens naturais e do meio ambiente contra o projeto de morte do capitalismo e do agronegócio. E mais uma vez as famílias do Assentamento Irmã Dorothy seguem na luta pela Reforma Agrária Popular e garantindo a função social das terras que anteriormente estavam ociosas. Lutar, Construir reforma Agrária Popular!

2022-04-30  »  Gabriel

Share your thoughts

Re: Caminhada Agroecológica no Assentamento Irmã Dorothy







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>