Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

ENFF sedia II Encontro Nacional de Professores Universitários do MST

quarta-feira 5 junho 2013 - Filed under Notícias do Brasil

por Paulo Alentejano

O II Encontro Nacional de Professores Universitários do MST foi realizado entre os dias 23 e 25 de maio de 2013 na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, São Paulo, e contou com a presença de cerca de 80 professores universitários que colaboram com o MST em cursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e em outras ações nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão.

O Encontro foi um importante momento de troca entre o MST e os professores universitários, marcado pelo diálogo franco em torno dos desafios que o MST enfrenta na atual conjuntura brasileira e com os quais os professores se deparam em uma universidade cada vez mais mercantilizada e produtivista, em que importa mais a quantidade do que a qualidade da produção acadêmica.

O Encontro teve como temas centrais a contribuição dos professores universitários para os debates do VI Congresso do MST que se realizará em fevereiro de 2014 e a relação entre o MST e as Universidades. Um dos pontos altos do Encontro foi a qualidade das místicas, concebidas pedagogicamente de forma sequencial. Também foi marcante a atividade em homenagem a Carlos Nelson Coutinho, recentemente falecido.

Dentre os principais desdobramentos do Encontro destacamos o compromisso dos professores universitários em continuar contribuindo para o debate do Programa Agrário do MST a ser definido no VI Congresso e a realização de uma campanha de filiação à Associação de Amigos da ENFF, com a tarefa de que cada professor consiga mais 3 associados para contribuir para a sustentação política e financeira da ENFF. Definiu-se ainda que todas as universidades parcerias do MST realizarão em abril de 2014 a Jornada da Reforma Agrária nas Universidades.

2013-06-05  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 49 | Boletim do MST Rio
    5 junho 2013 @ 1:05

    […] ENFF sedia II Encontro Nacional de Professores Universitários do MST […]

Share your thoughts

Re: ENFF sedia II Encontro Nacional de Professores Universitários do MST







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>