Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Feira Agroecológica da UFRJ comemora 2 anos

terça-feira 8 maio 2012 - Filed under Notícias do Rio

por Camille Perissé e Amanda Azevedo, do SOLTEC/UFRJ

Ocupando o Centro de Tecnologia, a Reitoria e o Centro de Ciências da Saúde da UFRJ todas as quintas com alimentos saudáveis, a feira agroecológica da UFRJ completou dois anos no dia 29 de abril. Na última quinta, dia 3 de maio, houve uma comemoração, com direito a parabéns, bolo, música e confraternização. As tendas são montadas nos saguões desses três centros, de 10h às 15h, mas, além disso, os agricultores atuam em outros cinco municípios do Rio de Janeiro. A feira também tem parceria com projetos de extensão dos cursos de Nutrição, Biologia (Grupo Capim Limão) e Biofísica.

A agroecologia traz a ideia do plantio consciente, livre de agrotóxicos e do abuso da terra, valorizando assim, a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Com o intuito de levar a importância deste tema para a comunidade acadêmica, a feira também participa do Encontro de Sabores e Saberes junto ao projeto Restaurante Universitário. Agricultores como Orani, que também trabalha na feira de Teresópolis, cultivam seus produtos sem agrotóxicos e de quebra ainda fazem sucesso internacional: “Semana passada 15 gringos visitaram o terreno onde planto café”, conta a agricultora.

O assunto também rende trabalhos científicos: a servidora da UFRJ e doutoranda da COPPE/UFRJ Nádia Pereira ganhou o prêmio do Congresso World Nutrition Rio2012, onde apresentou sua pesquisa em conjunto com Iris Guardatti, Mariana Aleixo e Gabriel Pereira sobre a feira.

Veja mais sobre a feira aqui. Saiba mais sobre agroecologia no site da Campanha Contra os Agrotóxicos e da Articulação Nacional de Agroecologia.

2012-05-08  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim36 | MST Rio
    9 maio 2012 @ 0:21

    […] Feira Agroecológica da UFRJ comemora 2 anos […]

Share your thoughts

Re: Feira Agroecológica da UFRJ comemora 2 anos







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>