Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

I Encontro Estadual de Professores do MST é realizado no Rio de Janeiro

sexta-feira 25 novembro 2016 - Filed under Notícias do MST Rio

No encontro também foi demonstrada solidariedade com os movimentos sociais que estão sendo criminalizados, em especial o MST

IMG-20161119-WA0017.jpg
Fotos: Pablo Vergara

Por Pablo Vergara
Da Página do MST

Aproximadamente 60 pessoas entre professores, acadêmicos e universitários de diversas universidades federais, estaduais e Institutos e de escolas estaduais da rede pública de ensino se reuniram no I Encontro Estadual de professoras e professores com o MST. 

O encontro, que foi realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), teve o objetivo refletir sobre os rumos da educação dentro da atual conjuntura. 

Nos debates, buscou-se também enfocar a avaliação, o planejamento e a sistematização dos projetos, visando os próximos programas de ensino ligados ao MST no estado do Rio de Janeiro, em especial o  da escola estadual Bernardo Marins Gomes  (ESES).

A Atividade debateu políticas públicas como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), a JURA (Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária), EJA (Escola de Adultos e Jovens), Graduações e Licenciaturas, Mestrados, Extensões, Residência Jovem, Residência Agrária, Curso de Realidade Brasileira, Curso de Filosofia, Bibliotecas Populares nos assentamentos, Estagio Interdisciplinar de Vivencia, entre outras experiências e espaços que foram inspirados no projeto político-pedagógico do MST.

Também foi analisada a atual conjuntura nacional e internacional, os avanços do conservadorismo e a crise internacional, que interfere diretamente no sistema de governo local.  

Para Marina dos Santos, dirigente nacional do MST: “O  avanço do conservadorismo mundial e do sistema financeiro internacional esta ligado a uma crise de valores ideológicos, que trazem um forte individualismo, machismo e xenofobismo em nível mundial”.

No encontro também foi demonstrada  solidariedade com os movimentos sociais que estão sendo criminalizados, em especial o MST.

Ainda dentro das diretrizes citadas do encontro foram extraídos sete pontos importantes:

1- Unidade na luta de classes e da classe trabalhadora.

2- Métodos coletivos de luta, gerar sujeitos coletivos

3- Reformas estruturais,  Reforma Agrária, Reforma Urbana

4- Comunicação contra hegemônica, fortalecer os coletivos de comunicação

5- Proteção aos bens da natureza

6- Nova estratégia de ação e novas agendas de luta

7- Lutar contra o estado de exceção, “FORA TEMER”, criar um frente de esquerda.

2016-11-25  »  Clivia Mesquita

Share your thoughts

Re: I Encontro Estadual de Professores do MST é realizado no Rio de Janeiro







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>