Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

III Feira de Todas as Lutas aproxima movimentos sociais e universidade

terça-feira 5 julho 2011 - Filed under Notícias do Rio

Por: Marina Schneider – Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)

José Pio Néri, o Chumbo, do Assentamento Terra Prometida, faz questão de participar da feira para mostrar aos visitantes que o que ele os companheiros produzem é saudável, de boa qualidade e sem agrotóxicos

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) sediou, na quarta-feira (15.06.11), a III Feira de Todos as Lutas. O objetivo da Feira, que já está na sua terceira edição, é aproximar os movimentos sociais da universidade, diminuindo a distância entre a teoria ensinada nas salas de aula e a experiência prática de organizações e movimentos sociais.

Além de vender seus produtos, os membros de movimentos sociais e organizações presentes puderam expor suas lutas e conversar sobre suas atuações com os visitantes. A iniciativa é dos Centros Acadêmicos de História (CAMMA) e de Ciências Sociais (CACS) da UFRJ, em parceria com a Rádio Pulga.

“Este é um espaço fundamental para a universidade, pois coloca estudantes, professores e funcionários em contato com uma realidade que está além da academia”, destaca Antonio Costa, estudante do curso de Psicologia da UFRJ. Ele fez estágio de vivência no Assentamento Terra Prometida, na Baixada Fluminense, e fez questão de ir até o IFCS para reencontrar os amigos e visitar a feira.

José Pio Néri, conhecido como Chumbo, do Assentamento Terra Prometida, disse que o espaço é importante para mostrar para os moradores da cidade a qualidade da produção do assentamento. “Não estamos aqui para ganhar dinheiro. Queremos mostrar que os nossos produtos são puros, sem agrotóxicos, não têm veneno e não fazem mal à saúde”, explica.

Expositores e história

Nesta terceira edição da feira houve exposição e venda de produtos da e Cooperativa da Roça (Maré) Assentamento Terra Prometida (MST) e de publicações da Cooperativa de Livros Faísca, MTD RJ Pela Base e Centro de Estudos Victor Meyer. Foram expostos também os materiais de campanha da Permanente Contra os Agrotóxicos. Além de participar da organização, o Centro Acadêmico de História (CAMMA) e o Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) também participaram como expositores, vendendo camisas e canecas.

A primeira edição da feira aconteceu no ano passado. Já a II Feira de Todas as Lutas aconteceu em março de 2011. Para saber como foi, clique aqui.

2011-07-05  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    6 julho 2011 @ 1:11

    […] III Feira de Todas as Lutas aproxima movimentos sociais e universidade […]

Share your thoughts

Re: III Feira de Todas as Lutas aproxima movimentos sociais e universidade







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>