Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Jornada de Lutas tem início no Rio: por terra, e contra os agrotóxicos e Eike Batista

quinta-feira 25 agosto 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

por Alan Tygel, com fotos de Henrique Fornazin

Sem-Terra protestam no Rio em frente à Câmara dos Vereadores

Nesta quarta-feira, 24/08, 200 famílias do MST montaram um acampamento em frente ao INCRA, na cidade do Rio de Janeiro. Desde 2007 não ocorre uma desapropriação de terras no estado. O Sem-Terra se concentraram na Cinelândia, onde fizeram um ato em conjunto com partidos políticos e movimentos urbanos.

Sem-Terra marcham no Rio por Terra, e contra os agrotóxicos e Eike Batista

Da Cinelândia, os manifestantes seguiram em marcha até a novíssima sede da EBX, empresa de Eike Batista. Há 15 dias o mega-empresário ocupa um prédio inteiro no Passeio Público. Entre os diversos ataques ao meio ambiente e à populações tradicionais, um dos empreendimentos de Eike pretende passar uma rodovia por dentro de um assentamento do MST em Campos, desalojando mais de 200 famílias. Segundo denunciou a economista do PACS, Sandra Quintela, Eike também está em Minas Gerais explorando as minas de ferro em Conceição do Mato Dentro e prejudicando as nascentes d’água. “Por que um multimilionário como ele precisa de ajuda do BNDES?”, indaga ela.

 

Manifestação em frente à EBX, de Eike Batista, que pretende desalojar mais de 200 famílias do MST em Campos

“Pro Eike Batista chegar em casa e achar o prato dele prontinho, é o trabalhador dos assentamentos que tem que trabalhar e mandar comida pra cidade”, completou o assentado Gélson Hulk, do Zumbi dos Palmares, assentamento que deve ser atingido pelas obras do porto do Açú.

Representantes dos manifestantes tentam entregar carta a Eike Batista

Ao chegar na portaria da empresa, os seguranças fecharam as portas de vidro. A manifestação pacífica prosseguiu do lado de fora, com falas denunciando as consequências que a volúpia capitalista do empresário vêm provocando no Rio de Janeiro. Ao final, 2 representantes conseguiram entrar na portaria, entregar e protocolar uma carta a Eike Batista. O curioso é que a entrada foi mediada por um policial militar, que também entrou no prédio. Veja aqui a carta.

Carta a Eike Batista é protocolada na recepção, depois de muita discussão

Após o termino do ato, os Sem-Terra voltaram ao acampamento para mais uma atividade. Foi exibido no local o filme “O Veneno está na mesa”, de Sílvio Tendler. Antes da exibição, foi feita uma apresentação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida. Os agricultores foram convidados a aderir a campanha, e seguir na luta para eliminar os agrotóxicos do país.

Sem-Terra estudam o material da Campanha Contra os Agrotóxicos no acampamento em frente ao Incra

Para esta quinta-feira, 25, estão previstas negociações do INCRA com cada área do MST no estado. Além disso, o acampamento no centro do Rio funcionará como um centro de formação, com atividades centradas na Campanha Contra os Agrotóxicos e na edição especial do Brasil de Fato sobre a Jornada de Lutas.

Sem-Terra assistem ao filme "O veneno está na mesa", de Sílvio Tendler, no acampamento em frente ao Incra

2011-08-25  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Jornada de Lutas tem início no Rio: por terra, e contra os agrotóxicos e Eike Batista







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>