Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Juventude do MST realiza Ato contra o Fechamento das Escolas no campo

quarta-feira 17 agosto 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

por Coletivo de Juventude e Setor de Educação do MST-RJ

No dia 11 de agosto a Juventude do MST-RJ realizou um ato em conjunto com outros movimentos sociais, em Campos dos Goytacazes, na praça São Salvador contra o fechamento das escolas rurais. Esta luta faz parte da campanha nacional “ Fechar Escola é Crime”.

Esta mobilização reuniu jovens de assentamentos e acampamentos do RJ e também setores como a Comissão pastoral da Terra (CPT), Comitê Contra o Trbalho escravo região Norte Fluminense, o SEPE, Sindipetro-NF, professores da UENF, UFF e IFF de Campos dos Goytacazes e da UFRRJ, e a Veredaora do PT Odisséia.

Para o jovem Anderson (Piá) do Acampamento Irmã Doroty, em Quatis, “é importante esta luta porque é um abuso estarem sendo fechadas escolas no campo”. Já a companheira Norma Dias, do Sepe, disse que “ fechar escola é crime, porque se trata de um direito universal da população, de ter educação de qualidade no campo, por isso estamos apoiando esta luta pela construção de escolas de ensino fundamental, médio e creches”. E ainda a Vereadora Odisséia colocou a importância desta luta como “ resgate da cidadania, o que eles desejam é produzir para seu sustento, portanto a educação é fundamental neste processo”. O Ato se encerrou com a partilha da produção vinda dos assentamentos, como simbologia da Luta Pela “ Reforma Agrária também na Educação”.

Situação da Educação no campo

A atual conjuntura da luta pela Reforma Agrária passa pela necessidade da defesa da educação pública brasileira. No campo brasileiro, existem milhares de crianças, jovens e adultos que têm seus direitos fundamentais negados pelo Estado, dentre os quais: terra, trabalho, habitação, saúde e educação básica. É nossa responsabilidade dar visibilidade a estas questões e construir lutas que visem a garantia destes direitos básicos.

Um dado alarmante é que mais de 24 mil escolas do campo foram fechadas nos últimos oito anos, em uma realidade onde a maioria das escolas que existem estão em condições precárias. Tendo em vista o grande número de fechamento de escolas, principalmente no campo, estamos lançando a campanha nacional “Fechar Escola É Crime” para discutir e denunciar a situação do fechamento das escolas principalmente no campo. Esta campanha tem o objetivo de defender a educação pública que seja um direito de todos os trabalhadores.

De 2002 a 2009, foram fechadas, no Brasil, mais de 24.000 escolas, mais de 80% delas estavam localizadas no campo. O fechamento de escolas provocou a redução do número de matrículas na zona rural em mais de um milhão, ou seja, 1.235.990 crianças, jovens e adultos que vivem no campo estão sem estudar ou estudam em escolas na cidade.

No Sudeste a situação não é diferente: 2.126 escolas rurais foram fechadas entre 2002 e 2009. No Rio de Janeiro, foram fechadas 134 escolas rurais municipais nesse mesmo período. E somente no ano de 2010, foram fechadas mais de 10 escolas rurais do município de Campos dos Goytacazes.

Reivindicamos
– que as escolas sejam localizadas no campo, próximas às moradias dos estudantes;
– que as escolas no campo ofereçam todos os níveis e modalidades de ensino: desde a Educação Infantil até o Ensino Superior;
– que as ações do MEC garantam a construção de escolas nos estados e municípios;
– que as escolas sejam construídas com áreas de esporte, cultura, lazer e informática;
– que os Poderes Judiciário e Legislativo, o Ministério Público e os Conselhos de Educação barrem imediatamente o processo sistemático de fechamento de escolas.

Fechar escola é crime !!!!!!

2011-08-17  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim 26 | MST Rio
    17 agosto 2011 @ 10:58

    […] Juventude do MST realiza Ato contra o Fechamento das Escolas no campo […]

Share your thoughts

Re: Juventude do MST realiza Ato contra o Fechamento das Escolas no campo







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>