Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Liderança rural que lutava pela Reforma Agrária é assassinada em Rondônia

quinta-feira 6 dezembro 2012 - Filed under Notícias do Brasil

por CUT-RO/FETAGRO

Uma das lideranças no Acampamento Paulo Freire 3, em Seringueiras, Orlando Pereira Sales, o Paraíba, morreu na última quinta-feira (29/11), após ser atingido por disparos de arma de fogo. Segundo informações recebidas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), ele morreu depois de ser atingido por dois disparos de rifle e um projétil de calibre 22 na cabeça.

O fato aconteceu no Acampamento Paulo Freire 1 (Fazenda Gladys), em Presidente Médici, onde o trabalhador sem terra tinha se instalado com a família após terem sido despejados judicialmente do Acampamento Paulo Freire 3 pelo fazendeiro Sebastião de Peder, titular da fazenda Riacho Doce.

A área, terra pública sem documentação, vem sendo reivindicada pelo Incra. Paraíba e sua família compunham um grupo de 82 famílias que há dois anos moravam e trabalhavam no local, do qual foram despejados no dia 13 de setembro de 2012. Um grupo de 45 famílias continua acampado nas proximidades da fazenda Riacho Doce e, recentemente, denunciaram estar sofrendo ameaças por jagunços armados. A gravidade dos atos de violência acontecidos em Seringueiras já foi denunciada ao Ministério Público Federal (MPF) de Porto Velho, que abriu Inquérito Civil no dia 15 de Outubro de 2012.

De acordo com a CPT, essa é a sexta morte violenta por causa de conflitos agrários registrada este ano no Estado de Rondônia.

Ameaças

No começo deste ano, após o acampamento sofrer diversos atos de pistolagem, Paraíba passou a sofrer graves ameaças e intento de assassinato, o que o levou a abandonar o local no dia 14 de março. No mesmo dia registrou queixa na Delegacia de Seringueiras e no dia seguinte, no Ministério Público do município de São Miguel do Guaporé.

Apuração dos fatos e providências

A Central Única dos Trabalhadores de Rondônia (CUT) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO) têm denunciado com dureza o crescimento da violência em decorrência dos conflitos agrários no Estado e lamentam profundamente que a ausência do Estado Brasileiro em destinar as terras devolutas e conter os conflitos agrários tenha como consequência a vida de mais um trabalhador. A entidade espera que essa morte seja esclarecida e aos culpados sejam aplicados os rigores da lei.

2012-12-06  »  vivian

Talkback

  1. Boletm 44 | Boletim do MST Rio
    6 dezembro 2012 @ 8:50

    […] Liderança rural que lutava pela Reforma Agrária é assassinada em Rondônia […]

Share your thoughts

Re: Liderança rural que lutava pela Reforma Agrária é assassinada em Rondônia







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>