Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Marmita Solidária atende ocupações na Zona Portuária do Rio de Janeiro

quinta-feira 15 abril 2021 - Filed under Notícias do MST Rio + Solidariedade

Ocupação Gamboa e Livramento receberam 200 refeições com alimentos do MST

Iniciativa distribui refeições de qualidade para quem mais precisa desde o início da pandemia. (Foto: Bárbara Vida)

Por Allanis Pedrosa*

No último sábado (10), mais uma edição da “Marmita Solidária” ocorreu no centro do Rio de Janeiro. Parte da Jornada Nacional de Solidariedade, foram produzidas 200 marmitas no Armazém do Campo RJ e no Centro de Ação Comunitária (CEDAC), com alimentos da Reforma Agrária Popular e da agricultura familiar, acompanhadas de uma garrafa de água e um caqui. Cada marmita alcançou famílias de ocupações urbanas no Rio de Janeiro, que resistem em meio a um cenário de aumento do desemprego, da fome e da carestia, e lutam por uma moradia digna.

A primeira entrega ocorreu na Ocupação Gamboa, localizada na região portuária da cidade, construída por trabalhadores informais, principalmente camelôs. O local ocupado já foi uma fábrica abandonada, que teve o galpão e todo seu espaço ressignificado, e hoje comporta cerca de 70 famílias sem teto.

A equipe de entrega conheceu a ocupação, conversou com as famílias sobre a origem dos alimentos doados, frutos da luta pela terra, e denunciou a irresponsabilidade do governo negacionista que aprofunda o cenário de crise sanitária, econômica e social vivido no país. Organizando a distribuição das marmitas em fila, e com atenção às medidas de biossegurança, foram entregues 100 marmitas pelas Mãos Solidárias e militantes das organizações populares que compõem a iniciativa da “Marmita Solidária”.

A segunda entrega ocorreu na Ocupação Livramento, que passou por um terrível incêndio recentemente. As 50 famílias sem teto agora reconstroem aos poucos a ocupação, resistindo na luta por moradia e trabalho. A equipe de distribuição entregou 100 marmitas às lideranças da ocupação, que organizaram a distribuição para cada família.

*Allanis Pedrosa é militante do Levante Popular da Juventude e faz parte da equipe de voluntários da Marmita Solidária no Rio de Janeiro

Como apoiar

O custo de cada Marmita Solidária é R$ 9,60. É possível apoiar com qualquer quantia através da conta no Banco do Brasil (Ag: 2975-0 / C/c: 127970-0) CNPJ: 08.087.241/0001-21. Escola Estadual de Formação e Capacitação à Reforma Agrária (ESESF).

2021-04-15  »  Clivia Mesquita

Share your thoughts

Re: Marmita Solidária atende ocupações na Zona Portuária do Rio de Janeiro







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>