MST cobra Reforma Agrária em audiência na Câmara dos Deputados
quarta-feira 3 abril 2013 - Filed under Notícias do Brasil
por Marcelo Matos, da página do MST
Nesta terça feira (26), o Acampamento permanente Hugo Chávez participou de um ato em defesa dos direitos humanos na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A mesa, composta por militantes do MST, cobrou a atuação do parlamento na execução da reforma agrária no Brasil. “O modelo do agronegócio avança cada vez mais. Enquanto isso, temos mais de 150 mil famílias acampadas em fazendas e em beiras de rodovias esperando serem assentadas”, disse Amanda Mateus, integrante da coordenação nacional do MST.
A audiência se estendeu à sala do presidente da Câmara, Henrique Eduardo (PMDB/RN), após caminhada pelos corredores da casa legislativa.
Os acampados defenderam o direito à terra e a denúncia dos crimes cometidos pelo latifúndio contra os trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra.
“O acampamento Hugo Chávez está em Brasília para alertar o Estado brasileiro para a urgência da democratização da terra”, pontuou Antônio Pereira, também da coordenação do MST.
Segundo o deputado federal Padre Ton (PT-RO), o governo federal precisa dar uma solução rápida às mais 150 mil famílias acampadas no país. “O direito a terra, a água e a Reforma Agrária são fundamentais para os camponeses”, afirmou.
A deputada Janete Pietá (PT-SP), por sua vez, defendeu que “todas as famílias acampadas têm direito a terra. E os já assentados direito a assistência do governo”.
O conjunto dos acampados ainda denunciou aos deputados o uso de bombas de gás lacrimogêneo pela polícia do DF, contra os trabalhadores rurais.
“São de duas a três bombas sendo atiradas por dia, sob a justificativa de treinamento policial. Mas essas bombas estão levando trabalhadores a terem crises respiratórias constantes, prejudicando os trabalhos do próprio Incra, que fica ao lado do acampamento”, disse Antônio Pereira.
2013-04-03 » alantygel
4 abril 2013 @ 0:39
[…] MST cobra Reforma Agrária em audiência na Câmara dos Deputados […]