Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST do Rio realiza encontro de mulheres

quarta-feira 14 setembro 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

Setor de Gênero do MST

Nos dias 03 e 04 de agosto, no assentamento Paz na Terra em Cardoso Moreira, foi realizado mais um encontro das Mulheres Sem Terra do estado do Rio de Janeiro, organizado pelo setor de gênero do MST-RJ.

Reuniram-se mulheres acampadas e assentadas com representação de todas as regiões do estado. O tema foi “Mulheres Sem Terra na Luta por direitos e Soberania Alimentar“. No encontro, foram debatidas questões como: Modelo agrícola, soberania alimentar e agrotóxicos, políticas públicas para mulheres do campo, inserção e papel da mulher na luta, e planejamento para próximo período.

As Mulheres Sem Terra reafirmaram a importância e o papel da feminino frente à produção de alimentos sadios sem agrotóxicos, na construção da soberania alimentar e na luta contra o modelo do agronegócio. Este modelo traz fortes impactos específicos na vida das mulheres do campo como: o Abuso sexual e o assedio moral a que são vítimas as trabalhadoras do campo; o trabalho escravo e a exploração da assalariada rural; a ameaça ao direito a terra, onde esteja garantido o direito da mulher à terra; o acesso aos recursos naturais e as decisões sobre seus usos; autonomia econômica das mulheres e direito ao trabalho digno; contaminação das trabalhadoras e o aprofundamento da crise ambiental e das mudanças climáticas; controle da cadeia produtiva alimentar pelas grandes transnacionais ameaçando a soberania alimentar e a saúde da população; O desaparecimento de sementes crioulas, a perda de biodiversidade; Ameaça às plantas medicinais e sementes crioulas, práticas fortemente realizadas pelas mulheres.

As mulheres organizadas são protagonistas de lutas de resistência em defesa de uma sociedade igualitária, onde a organização da economia tenha como centralidade a sustentabilidade da vida humana e não o mercado e o lucro.

A ação das mulheres da Via Campesina em 2006, realizada no Dia Internacional da Mulher na área de produção de mudas de eucalipto no RS, foi um marco simbólico e forte na luta contra esse modelo econômico, em defesa da vida na Terra. Desta forma, desde então as mulheres Sem-Terra vêm colocando como uma questão central a luta contra o modelo do agronegócio, recolocando as conseqüências desse modelo e o protagonismo da luta das mulheres pela soberania alimentar, já que são as principais responsáveis por esse cuidados com produção de alimentos e as mais afetadas por este modelo.

O encontro foi finalizado com o compromisso das mulheres Sem-Terra de continuar lutando pela Reforma Agrária, pelos direitos, e pela emancipação das mulheres, na transformação da Sociedade.

“É nosso compromisso desenvolver formas organizativas de luta das mulheres contra esse modelo de desenvolvimento que afeta o campo e a cidade e a denunciar permanentemente as diferentes formas de opressão”.

Mulheres em defesa da vida contra o agronegócio!

Sem Feminismo não há socialismo!

2011-09-14  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim28 | MST Rio
    14 setembro 2011 @ 12:08

    […] MST do Rio realiza encontro de mulheres […]

Share your thoughts

Re: MST do Rio realiza encontro de mulheres







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>