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Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST em parceria com a Escola Politécnica da Fiocruz iniciam curso de Políticas Públicas em Saúde para Populações do Campo

quinta-feira 22 julho 2010 - Filed under Sem categoria

Entre os dias 21 de junho e 10 de julho, 32 militantes – integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), do Movimento Popular de Saúde (MOPS) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) – de diversos estados do Brasil, participaram da 1ª etapa do Curso de Especialização Técnica em Políticas Públicas em Saúde para Populações do Campo, realizado nas dependências do Centro de Referência Professor Hélio Fraga/Fiocruz.

O curso, coordenado em parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e o Coletivo Nacional de Saúde do MST, tem como objetivo capacitar os trabalhadores do campo para compreender e discutir as políticas públicas em saúde pelo viés dos movimentos sociais, além de contribuir com a formação de suas lideranças.

Tal objetivo visa avançar na construção do conhecimento a partir das especificidades do campo e do respeito aos saberes tradicionais, constituindo-se, dessa forma, como uma das ferramentas de melhoria do acesso às políticas de saúde para os trabalhadores(as) do campo, na perspectiva do Projeto Popular de Reforma Agrária.

Nessa primeira etapa, os educandos travaram contato com questões relativas às relações entre Estado e Sociedade, que se desdobraram em diversos temas, como: a crítica da economia política, os direitos sociais, concepções de mundo e de Estado e suas metamorfoses nos anos de capitalismo neoliberal, além da questão agrária no Brasil. De modo transversal, questões relativas à metodologia do trabalho científico foram trabalhadas ao longo do período.

Organizada em quatro núcleos de base (Che Guevara, Josué de Castro, Margarida Alves e Filhos da Terra) a turma “Filhos e Filhas da Terra Semeando Saúde” vivenciou dias intensos de atividades, distribuídos pelos diversos tempos educativos. Durante o curso foram realizados ainda oficinas de informática e produção textual, além de seminários, através dos quais foi possível discutir o conceito ampliado de saúde; as experiências dos movimentos sociais no campo da saúde e o projeto popular de reforma agrária.

O curso contou ainda com atividades externas, como passeio histórico pelas ruas do centro da cidade, cinema, caminhada ecológica, seguida de aula sobre a ocupação urbana da cidade do Rio de Janeiro, na Floresta da Tijuca e ainda a participação, no último dia 6 de julho, da mesa-redonda “Modelos de Desenvolvimento e Saúde das Populações do Campo”, promovida pela EPSJV, como atividade do curso, e que contou com a participação de sua diretora, Isabel Brasil; da coordenadora geral de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Segep/MS), Jacinta Senna da Silva; do professor da Universidade de Brasília (UnB), Fernando Carneiro e de Gislei Siqueira, representando o Coletivo Nacional de Saúde do MST.

O currículo do curso está organizado em cinco etapas, em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. Essa pedagogia busca pensar a escola em dois momentos distintos e complementares: no Tempo Escola os educandos tem aulas teóricas, participam de inúmeros aprendizados, se auto-organizam para realizar tarefas que garantam o funcionamento da escola, avaliam o processo e participam do planejamento das atividades, vivenciam e aprofundam valores; o Tempo Comunidade é o momento onde os educandos realizam atividades de pesquisa da sua realidade, além de aprofundar estudos sobre os temas trabalhados no Curso.

Esta primeira etapa do Curso teve como objetivo preparar a turma teoricamente para trabalharmos com maior ênfase as Políticas de Saúde nas próximas etapas. Os Tempos Escola do Curso são realizados na cidade do Rio de Janeiro, onde se localiza a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz.

Durante 20 dias os conhecimentos e aprendizados foram compartilhados através do método pedagógico do MST, tornando o cotidiano permeado de poesias, de músicas, de companheirismo, de solidariedade, de desafios e esforços de construção da identidade e avanço coletivo da turma.

Ao longo do desenvolvimento do curso pode-se perceber a reflexão dos educandos acerca da responsabilidade e compromisso com o conhecimento construído, no sentido de compreendê-lo como uma arma através da qual poderão aprofundar e desenvolver a compreensão da realidade e especificidades nas quais cada um se insere, de forma a avançar na superação dos desafios e tarefas necessárias. Dessa forma, acredita-se que a perspectiva de escola presente neste curso contribui no processo de construção do Projeto Popular de Reforma Agrária.

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2010-07-22  »  MST-RJ

Talkback

  1. | MST Rio
    22 julho 2010 @ 23:15

    […] O curso busca capacitar os trabalhadores do campo para compreender e discutir as políticas públicas em saúde, a partir das especificidades das realidades no meio rural e do respeito aos saberes tradicionais. Esta primeira etapa discutiu Estado e Sociedade, a fim de preparar teoricamente a turma para a ênfase nas Políticas de Saúde. O curso está organizado em cinco etapas, que serão realizadas em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. Clique aqui para saber mais. […]

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Re: MST em parceria com a Escola Politécnica da Fiocruz iniciam curso de Políticas Públicas em Saúde para Populações do Campo







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