Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST expressa apoio à luta dos trabalhadores da educação

quarta-feira 11 julho 2012 - Filed under Notícias do Brasil

 http://diariodepetropolis.com.br/2012/06/17/greve-dos-professores-federais-completa-um-mes-sem-previsao-de-termino/

Nós do MST expressamos para toda a sociedade nosso apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da educação em luta. Desde o seu nascimento, o MST tem lutado pela educação. Temos a convicção de que a luta por escola, se faz, fazendo escola. Como fruto da mobilização e luta permanente, conquistamos mais de 1.500 escolas do campo. Somos contra a política do Estado brasileiro de fechamento das escolas do campo. Para nós: Fechar Escola é Crime! Defendemos a expansão e a interiorização da educação. No entanto, isso não pode representar a precarização educacional.

Manifestamos nossa solidariedade de classe aos trabalhadores e às trabalhadoras das universidades federais em greve. Nos somamos na defesa de sua justa pauta de reivindicação:

– Contra o produtivismo: Educação não é mercadoria;

– Pelo aumento de salários;

– Pela garantia do plano de carreira;

– Pela qualidade da educação;

– Pela destinação de 10% do PIB para a educação;

– Contra a apropriação do público pelo privado através da privatização indireta em curso.

A universidade pública não pode estar a serviço do capital e do mercado. A universidade deve ser um espaço de pesquisa, produção e divulgação do conhecimento. Nos colocamos nas ruas e nas lutas ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação. Empunhando as bandeiras da Reforma Agrária e da Educação Pública de qualidade e gratuita, seguimos na construção de um país soberano.

“A educação não é a única alavanca para transformação da sociedade, mas sem a educação, a transformação não ocorre.” Paulo Freire

Direção Nacional do MST

2012-07-11  »  alantygel

Share your thoughts

Re: MST expressa apoio à luta dos trabalhadores da educação







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>