Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST ocupa INCRA e fecha avenida na Jornada de Lutas de Abril no Rio

quinta-feira 26 abril 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

por Alan Tygel, com fotos de Henrique Fornazin

A jornada de lutas de abril, em lembrança aos 16 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, começou cedo no Rio de Janeiro. No dia 16 de abril, cerca de 300 pessoas ocuparam o INCRA, na Av. Presidente Vargas, centro do Rio. Após um longo dia de negociações, onde os assentados e acampados expuseram a situação de suas áreas, o movimento considerou as explicações insatisfatórias e decidiu dormir no prédio.

Segundo Amanda Matheus, da coordenação estadual, as respostas do INCRA foram a mesma de sempre: falta de dinheiro, processos parados na justiça, e nenhuma possibilidade de solução em vista. Há cinco anos, nenhuma família é assentada no estado. Veja os acampados Luis Carlos, Roberto e Arlete falando sobre os acampamentos Cláudia e Neia, Osvaldo de Oliveira e Irmã Dorothy.

No dia 17 de abril, dia mundial da luta camponesa, os militantes do MST fecharam a Av. Presidente Vargas por 21 minutos, em lembrança aos 21 mártires de Carajás. De lá, seguiram em marcha até o Fórum de Justiça, aonde entregaram uma carta ao Judiciário pedindo justiça, e rapidez na resolução dos conflitos de terra no estado. Numa tarde recheada de mística, 21 cruzes vermelhas foram pintadas na porta do Fórum.

No dia seguinte, alguns militantes ainda participaram de um ato em frente à sede da Vale, eleita a pior empresa do mundo. Na ocasião, ocorria a assembleia de acionistas, da qual alguns militantes participaram e denunciaram as atrocidades que a empresa vem cometendo, sobretudo ao longo da Estrada de Ferro Carajás, entre Pará e Maranhão.

Veja os vídeos da Jornada de Lutas no RJ.

Tagged: »

2012-04-26  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim35 | MST Rio
    26 abril 2012 @ 10:49

    […] MST ocupa INCRA e fecha avenida na Jornada de Lutas de Abril no Rio […]

Share your thoughts

Re: MST ocupa INCRA e fecha avenida na Jornada de Lutas de Abril no Rio







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>