Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST prepara a 7a edição da Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes

quarta-feira 18 novembro 2015 - Filed under Notícias do Rio

V Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes. Foto: Alan TygelNeste ano, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) realiza a 7ª edição da Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro. Mais de 70 toneladas de alimentos serão comercializadas, com variedades de produtos vindos de vários assentamentos de Reforma Agrária do estado do RJ e do Brasil. A Lei 5999/2015, de iniciativa do deputado Renato Cinco, reconheceu a Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes como de interesse cultural e social para o Rio.

A diversidade dos alimentos oferecidos surpreende os que passam pela Feira: quantas vezes pensamos nas outras possibilidades de arroz para além do branco? Quem passar pela feira vai encontrar arroz e suco de uva integral, frutas, polpas de frutas, feijão vermelho e de corda, sucos, legumes, verduras, produtos derivados de cana-de-açúcar (açúcar mascavo, melado, cachaça), pimentas, ervas medicinais, artesanato e muito mais.

Acompanhe pelo Facebook: https://www.facebook.com/events/139157103110863/

Assentados e assentadas de todo o estado do Rio de Janeiro e suas cooperativas, associações e grupos coletivos participam da Feira. A estimativa é que cerca de 150 agricultores do Rio de Janeiro e representações dos demais estados do Sudeste do Brasil estejam presentes no evento, divulgando produções in natura e industrializados nas cooperativas de Reforma Agrária de diversos estados do Brasil.

Como a agroecologia é um dos princípios do movimento, grande parte da produção que vem dos assentamentos é agroecológica. Mas o MST ainda trabalha na perspectiva de que todos os assentamentos do movimento façam a transição da agricultura convencional para a agroecológica, compreendendo que a agroecologia visa, sobretudo, garantir a segurança e a soberania alimentar dos agricultores e da sociedade.

A feira contará ainda com a participação do Setor de Saúde do MST, que mostrará a produção de fitoterápicos, e cosméticos dos assentamentos. Quem vier ao Largo da Carioca encontrará também uma vasta programação com shows, intervenções culturais e oficinas de formação com temas como Agrotóxicos e Impactos na saúde humana.

História da Feira

Esta Feira foi batizada com o nome “Cícero Guedes” em 2013, em homenagem ao agricultor e militante do MST assassinado por pistoleiros no dia 25 de janeiro de 2013, nas proximidades da Usina Cambahyba, no Município de Campos dos Goytacazes (RJ).

Além de uma grande liderança na luta pela Reforma Agrária, Cícero Guedes era considerado uma referência em conhecimento agroecológico, por conta das técnicas agrícolas sustentáveis que utilizava em seu lote no Assentamento Zumbi dos Palmares,  tendo sido também um importante colaborador de vários projetos de pesquisa e de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

2015-11-18  »  alantygel

Share your thoughts

Re: MST prepara a 7a edição da Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>