Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

MST/RJ Realiza a Terceira Escola Estadual de Militantes

quinta-feira 25 novembro 2010 - Filed under Notícias do Rio

escola2Amanda Matheus e Elisangela Carvalho da direção estadual do MST/RJ

De 06 de novembro a 05 de dezembro o MST está realizando no Assentamento Che Guevara, município de Campos dos Goytacazes, a terceira Escola Estadual de Militantes. Os militantes que participam do curso são em maioria jovens, das áreas de acampamentos e assentamentos das regiões, Baixada, Sul, Macaé e Norte Fluminense.

O curso de formação de militantes é realizado pela Escola Estadual Bernardo Marin Gomes, tem como objetivos formar politicamente e ideologicamente a militância que atua nos setores do MST, e as coordenações dos acampamentos e assentamentos do Rio de Janeiro. O curso também tem por objetivo capacitar a militância para tarefas concretas do dia-a-dia como coordenar uma reunião ou assembléia, organizar trabalho de base ou organizar discussões sobre as linhas políticas dos setores, aperfeiçoarem a leitura, a escrita e a capacidade de análise.

Na programação do curso consta estudo teórico, com vários temas da Historia do MST e da luta pela terra no Brasil, organicidade do MST, Como Funciona a Sociedade I e II, Questão Agrária, Historia da Agricultura, Agroecologia, entre outros temas, além de oficinas praticas de comunicação e expressão e produção de textos. O curso também trabalha a dimensão do trabalho voluntário na área de assentamento que recebe o curso e do Trabalho de Base em áreas de acampamentos.

O trabalho de base será realizado pelos educados do curso, nas áreas de Acampamentos 17 de abril e Madre Cristina, localizados no Norte Fluminense. Os militantes do MST irão para essas áreas desenvolver um trabalho de formação e animação com as famílias acampadas.

Após o curso os militantes voltam para suas regiões de origem para se inserir nos trabalhos nas áreas de acampamentos e assentamentos, colocando em prática os aprendizados. escola1

Tagged:

2010-11-25  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    25 novembro 2010 @ 8:26

    […] Leia mais… […]

Share your thoughts

Re: MST/RJ Realiza a Terceira Escola Estadual de Militantes







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>