NEARA realiza Seminário de Questão Agrária na UFRRJ
terça-feira 28 dezembro 2010 - Filed under Notícias do Rio
Por Marina Praça – NEARA/RJ
Nos dias 17, 18 e 19 de Dezembro, aconteceu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro um Seminário organizado pelo NEARA (Núcleo Estudantil de Apoio à Reforma Agrária), que contou com a participação de mais de 80 estudantes de universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro.
O Seminário de Questão Agrária (SQUA) faz parte do processo de formação política que culmina no Estágio Interdisciplinar de Vivência em áreas de Reforma Agrária (EIV-RJ), onde a proposta é debater o modelo de sociedade em que estamos inseridos a partir do foco na Questão Agrária, no papel da Universidade e do Estado, e vivenciar a realidade dos assentamentos e acampamentos do MST no estado do Rio de Janeiro. A perspectiva é entender e sentir como a estrutura do capitalismo estabelece uma sociedade injusta e desumana, quais os pilares que a sustentam, o papel dos Movimentos Sociais Populares, e onde nós, estudantes, nos inserimos, partindo do principio que queremos transformá-la.
O Seminário contou com a participação de militantes dos movimentos sociais e professores (também militantes). Para a dinamização dos debates sobre Estado – Fernanda Maria da Costa Vieira, advogada, do Centro de Assessoria Jurídica Popular Mariana Criola; Questão Agrária – os professores Marilson Santana (FND/ UFRJ), Leon Diniz e Luis Henrique dos Santos (CEAT/ Geografia); Universidade – Pedro Rocha de Oliveira (UFJF); sobre o Método, Princípios e Objetivos do EIV – Marcelo Durão (MST) e militantes do Neara; na Cultural – grupo de Hip Hop O Levante.
O balanço final do Seminário foi bastante positivo. Na avaliação realizada ao encerramento, alguns participantes disserem coisas como: “o seminário virou minha vida de cabeça pra baixo, muito melhor do que eu imaginava.”; “Legal o compromisso do encontro de não ser apenas um debate de idéias, é uma construção pra além, com o objetivo de inserção.”; “parabenizar a organização. Nunca participei de um encontro com tanta gente e as brigadas (equipes de trabalho compostas pelos indivíduos do NEARA que estavam organizando) funcionaram muito bem.”
Assim, diante dessas considerações, consideramos que o SQUA tem sido um espaço inicial de formação muito importante e que temos conseguido concretizar nossa proposta de trazer o debate de uma outra universidade e uma outra sociedade, pautando sempre que esse processo só se dará por meio da luta organizada e coletiva.
2010-12-28 » alantygel
28 dezembro 2010 @ 19:56
[…] Leia mais… […]
31 dezembro 2010 @ 3:06
Foi bom mesmo.
Principalmente, para aqueles que, como eu, nunca militaram em movimento social e puderam tomar contato com uma realidade que se torna difusa ao ser unilateralizada por nós quando nos limitamos a receber informação, sobretudo a partir da mídia conservadora.
Um abraço, na esperança de que seja aceito para o EIV/2011,
Daniel.
7 janeiro 2011 @ 14:01
[…] Saiba mais clicando aqui. […]