Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Nota de falecimento – Luís Fernando de Jesus, de Marapicú

quarta-feira 3 abril 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

É com imenso pesar que informamos o falecimento de Luís Fernando de Jesus, do Mutirão de Marapicú, em Campo Alegre. Luís é uma figura histórica na gênese do MST no estado do Rio de Janeiro, e participou da ocupação de Campo Alegre em 1985. Luiz participou também do primeiro congresso do MST, em 1985. Ele faleceu com 65 anos.

Veja um depoimento de Luis, no encontro de agroecologia na CPT em Nova Iguaçu:

Depoimento do Padre Geraldo Lima em 2012: “Desde 1985 militou no  Movimento Rural conscientizando, organizando  os companheiros  na conquista do direito  à terra e às políticas publicas  propostas pela agricultura camponesa

Luis foi presidente da Associação da Feira da FEIRA DA ROÇA de Nova Iguaçu, e estava  com câncer em estado já avançado, por isso está impossibilitado de trabalhar no seu sítio e continuar atuando  nos diversos engajamentos.

Foi membro ativo  da  Associação dos Produtores Rurais  de Nova Iguaçú, participando do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Conselho de Desenvolvimento Rural do município de Nova Iguaçu.

Participou   da  ocupação   de  Campo Alegre e da formação  do MST na Baixada, junto com a CPT. Foi   Dirigente  da Cooperativa de  Produtores  Rurais   de   Campo   Alegre.  Em todas as mobilizações dos Trabalhadores Rurais da Baixada nestes quase 30 anos, Luis foi uma presença ativa e pensante. A sua atuação na Feira da Roça foi decisiva para que alcançasse o nível de organização  e desenvolvimento que se vê.  Luis foi um dos que mais se empenhou para a volta das áreas rurais no município. Contribuiu muito para a Educação do Campo, sobretudo no nascimento e avanço do Curso de Licenciatura do Campo da UFRRJ para a formação de professores.”

2013-04-03  »  alantygel

Talkback x 2

  1. Boletim 48 | Boletim do MST Rio
    4 abril 2013 @ 11:40

    […] Nota de falecimento – Luís Fernando de Jesus, de Marapicú […]

  2. Nota de falecimento – Luís Fernando de Jesus, de Marapicú | Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro
    19 abril 2013 @ 8:04

    […] FONTE: http://boletimmstrj.mst.org.br/nota-de-falecimento-luis-fernando-de-jesus-de-marapicu/ […]

Share your thoughts

Re: Nota de falecimento – Luís Fernando de Jesus, de Marapicú







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>