Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

O que é a marcha patriótica da Colômbia?

terça-feira 6 novembro 2012 - Filed under Notíciais Internacionais e da Via Campesina

O Movimento Político e Social Marcha Patriótica (MMP) surge no ano 2010, na comemoração do bicentenário da primeira gesta independentista da Colômbia e da América Latina. Temos logrado convocar a múltiplas organizações populares com uma ampla experiência de luta e um legitimo legado, construído durante mais de meio século de reclamações pela terra, a saúde, a educação, o trabalho digno, pelo respeito dos territórios e na resistência contra o modelo neoliberal. No MMP convergem mais de dois mil organizações de base, sociais e políticas em todo o território nacional e no exterior.

Nenhum movimento ou partido político no nosso país tinha tomado as nossas justas reclamações como as suas bandeiras; por tanto, em abril desse ano nos reunimos para conformar um movimento político e social que lute para resolver as necessidades das maiorias da Colômbia e ajude na construção de uma proposta política que permita concretizar os nossos propósitos.

O que pensamos e o que buscamos?

No MMP reivindicamo-nos parte da tradição patriótica da nossa América. Consideramos necessária a soberania social e popular na Colômbia e recusamos todo intento de dominação política, militar, econômica e cultural de potências ou de interesses transnacionais alheios às necessidades das maiorias de nosso povo; decidimos lutar por uma segunda e definitiva independência porque somos continuadores da heroica resistência indígena e afrodescendente contra o colonialismo e a consequente gesta independentista liderada por Simón Bolívar, truncada pelas elites locais.
Buscamos a solução política ao conflito social e armado que vive o nosso país há mais de 60 anos. Entendemos essa saída como a única possível perante o esgotamento da carreira guerrerista desenvolvida pelos sucessivos governos da Colômbia, com o apoio financeiro dos Estados Unidos e com o dinheiro do povo colombiano. A solução política é a alternativa para superar as causas do conflito armado como são o problema da terra, o injusto sistema socioeconômico e a ausência de garantias democráticas para o exercício da política e da oposição.

Quem participa e como nos organizamos?

Somos um movimento amplo constituído por camponeses, indígenas, estudantes, afrodescendentes, trabalhadores/as, ambientalistas, defensores/as de direitos humanos, lutadores/as pela paz, mulheres, artistas, entre tantos outros setores que procuram a construção de um modelo de sociedade alternativa ao modo de produção capitalista e sua atual estratégia neoliberal.

Em resposta às grandes penúrias que a estratégia neoliberal do capitalismo selvagem tem produzido à humanidade, o MMP, em diálogo aberto com o movimento popular da América Latina e a crescente luta anticapitalista a nível mundial, advoga por uma nova ordem civilizatória diferente ao consumismo e a desigualdade, que humanize as relações sociais e democratize radicalmente a vida econômica, social e política do país.

Solução política ao conflito social e armado

Marcha Patriótica apoia e centra a sua plataforma política na imperiosa necessidade da saída política ao conflito. Entendendo que só com justiça social é possível pensar numa paz duradoura. Por isso saúda com grande alegria os diálogos atualmente em curso entre a insurgência e o Estado. Considera que para que o processo de paz obtenha os resultados por todos anelados é indispensável a inclusão dos movimentos sociais e populares nos diálogos e negociações pela paz, assim como o cessar-fogo no conflito. Entendemos que a solidariedade internacional é fundamental neste processo para blindar ao povo para não repetir experiências de extermínio como já tem acontecido na Colômbia.

Pela Paz com Justiça Social, Pela Segunda e Definitiva Independência da Colômbia e de todos os países da Pátria Grande Latino-americana, estamos em Marcha!

2012-11-06  »  alantygel

Share your thoughts

Re: O que é a marcha patriótica da Colômbia?







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>