Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

#OcupaRio

quarta-feira 26 outubro 2011 - Filed under Notícias do Rio

do blog do movimento: http://ocupario.org

Rio de Janeiro, 22 de Outubro, uma semana depois, todos de volta a velha praça do centro. Dessa vez, viemos para ficar.

As pessoas estavam se reunindo na escadaria da câmara dos vereadores. O dia estava nublado, parecia que ia chover. Deviam ser umas 14h da tarde, éramos em torno de 50, 80, por aí, sempre aumentando!

Preocupados com a possível chuva, fomos para debaixo de um toldo de um evento que ocorreria no dia seguinte e iniciamos a assembleia popular e uma intensa produção de cartazes. Ao invés de microfones ou megafone, optamos pelo “microfone humano”, todos repetindo o que o outro vai dizendo. Novas formas de fala e escuta sendo experimentadas, falas mais curtas e maior entendimento. Lindo de se ver.

Passamos uma hora e meia talvez conversando sobre a organização da ocupação, onde iríamos acampar de modo a conviver com os eventos da cinelândia no dia seguinte e que estão por vir? Quantos acampariam? Naquele momento calculamos 8 barracas, mal sabíamos que seriam umas 30 pela noite! Escolhemos o lugar para o acampamento, falamos um pouco sobre as formas de tomada de decisão, algumas discussões sobre o consenso, para então decidirmos dar uma pausa na assembleia e partir para a ação direta. A praça estava a nossa espera e já era hora de tomá-la.

Começamos a produzir mais e mais cartazes e espalhá-los intensamente pela cinelândia. Um guarda municipal educadíssimo, veio nos pedir para não colocar os cartazes nas árvores, só isso. Nos emocionou pela sinceridade ao dizer que, como cidadão, era mais um companheiro, um amigo, indignado como nós.

As barracas foram sendo montadas, a música começou a tomar os ares e a cada momento, mais pessoas iam chegando. Já eram quatro, cinco da tarde e a praça estava animada demais. O desejo de manifestar as insatisfações contra essa realidade opressora enfim estava sendo realizado em massa, dava para ver essa satisfação nos olhos de cada um e da população ao redor. Vi senhoras de idade nos cumprimentando, guardas, pedestres e comerciantes simpáticos às agitações. Todos somos um.

Interações artísticas surgiam espontaneamente. Pessoas recitavam poesias em cima dos bancos da praça enquanto os outros repetiam, um maracatu começou a estremecer a praça, os mascarados do teatro de operações assaltaram nossos olhares, luta livre de políticos fantasiados, rituais com televisões quebradas, guerra de balões d’água, muita música espontânea saindo dos pífanos e outras variedades. Não parava de chegar gente, já devíamos ser mais de 300 e a chuva decidiu não cair para dar uma força.

A noite chegou, os ânimos se acalmaram, o acampamento foi ficando mais organizado e retomamos a assembleia popular, agora bem mais cheia. Os GTs apresentaram seus trabalhos cheios de amor e disposição, os espaços estavam definidos, cozinha, pontos de reciclagem do lixo, bazar de trocas livres, tenda de apoio com internet e a sementeira radiofônica. Formamos equipes e turnos para guardar o acampamento por toda a madrugada.

Depois da assembleia, mais festa na nossa praça e muita conversa boa entre nós, indignados desconhecidos que, aos poucos, vamos nos reconhecendo cada vez mais. Dormimos juntos e felizes na praça, arrepiados com a realidade desse dia lindo que os jornais não noticiarão. O medo que a mídia tenta impôr não nos atinge, sonhamos juntos e queremos viver outra realidade o mais rápido possível. Por aqui e com nossos irmãos pelo mundo afora!
Com amor.
s.

Tagged:

2011-10-26  »  alantygel

Talkback

  1. Boletim31 | MST Rio
    26 outubro 2011 @ 10:21

    […] #OcupaRio […]

Share your thoughts

Re: #OcupaRio







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>