Professoras e professores realizam o I Encontro Estadual de Professores com o MST no Rio de Janeiro
quarta-feira 23 novembro 2016 - Filed under Notícias do MST Rio
Professoras e professores, pedagogos, Acadêmicos e universitários, realizam o I Encontro Estadual de Professores com o MST no Rio de Janeiro.
por Pablo Vergara MST- RJ
Maracanã, Rio de Janeiro, 19/11/2016.
Aproximadamente 60 (sessenta) professores e professoras, acadêmicos e universitários de diversas Universidades federais, estaduais e Institutos (UFRJ, UFF, UFRRJ, UNIRIO, UERJ, IFFs e CEFETs), bem como de escolas estaduais da rede pública de ensino básico e entidades e organizações do Estado do Rio de Janeiro se reuniram no I Encontro Estadual de professoras e professores com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, encontro que visa traçar projetos e ações em uma conjuntura desafiadora. Refletiu-se sobre os próximos passos do ensino em relação a Reforma Agrária e a educação do campo no Estado do Rio de Janeiro.O encontro foi realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJ. Nesta oportunidade, buscou-se enfocar a avaliação, o planejamento e a sistematização dos projetos, visando próximos programas de ensino ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no estado do Rio de Janeiro, principalmente a Escola Estadual Bernardo Marins Gomes – ESESF. A iniciativa procura tecer o programa pedagógico da escola, avançar na conformação de uma coordenação politico- pedagógica de forma a consolidar a participação de diversas instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro no projeto.
A Atividade busca aprofundar e promover políticas públicas como o PRONERA e espaços de debate como a JURA (Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária), EJA (Escola de Adultos e Jovens), Graduações e Licenciaturas, Mestrados, Extensões, Residência Jovem, Residência Agrária, Curso de Realidade Brasileira, Curso de Filosofia, Bibliotecas Populares nos assentamentos, Estagio Interdisciplinar de Vivencia. Enfim, experiências e espaços que foram inspirados no projeto político-pedagógico do MST.
Na Jornada também foi analisada a atual conjuntura nacional e internacional, os avanços do conservadorismo e a crise internacional da economia mundial, as quais interferem diretamente no sistema de governo local, perdendo a totalidade do controle politico. Esta decadência se soma a uma “crise de valores” afirma Marina dos Santos, dirigente nacional do movimento.
Este avanço do conservadorismo mundial e do sistema financeiro internacional esta ligado a uma crise de valores ideológicos, que trazem um forte individualismo, machismo e xenofobismo a nível mundial “Ha uma Hipnotização contra a política e as pessoas, o senso comum está cada vez mais reacionário” agrega, um fortalecimento da consciência do consumo irradiada pela hegemonia do mercado internacional que rapidamente se apropria de toda a cadeia de produção, terra, biosfera, insumos, sementes e químicos.
Na oportunidade também se manifestou a solidariedade com os movimentos sociais que estão sendo criminalizados, em repudio, como o fato que ocorreu no Paraná na operação Castra, que repercutiria mundialmente com a invasão da Policia Civil na Escola Nacional Florestan Fernandes.Dentro das diretrizes que foram citadas, extraímos 7 pontos importantes:1- Unidade na luta de classes, unidade da classe trabalhadora.2- Métodos coletivos de luta, gerar sujeitos coletivos.3- Reformas Estruturais, Reforma Agrária, Reforma Urbana.4- Comunicação Contra Hegemônica, fortalecer os coletivos de comunicação.5- Proteger os Bens da Natureza.6- Nova estratégia de ação, novas agendas de luta e poder politico.7- Lutar contra o estado de exceção, “FORA TEMER”, criar um frente de esquerda.
A jornada continuo durante o segundo modulo da tarde, na conformação de grupos de trabalho onde se sistematizaram temáticas sobre as: GT1 JURA, GT2 Cursos Formais, GT3 Formação de Base, Gt4 Cursos Livres e atividades de extensão.
2016-11-23 » pablo
17 dezembro 2017 @ 8:11
Bom dia. Sou professora aposentada e me formo no próximo semestre em Filosofia na UFF. O assunto de minha monografia é filosofia para crianças, ao qual pretendo me dedicar. Haveria algum site do MST onde eu pudesse me apresentar? Até o momento não encontrei essa possibilidade. Fui à Feira deste ano no Largo da Carioca e também não souberam me informar.
Agradeço sua atenção.
Jane