Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Professores da rede estadual continuam em greve: essa luta é de todos!

terça-feira 12 julho 2011 - Filed under Notícias do Rio

por Luiza Chuva

Professores em passeata para o Palácio Guanabara no dia 5 de julho (Foto: Samuel Tosta)

No primeiro semestre de 2011, professores da rede estadual de vários estados entraram greve na luta por uma educação pública de qualidade. Além do Rio de Janeiro, cuja greve completa 36 dias hoje, também os professores de MG, SC, SE, CE e RN estão ou estiveram em greve.

Desde fevereiro foram enviadas as reivindicações ao governo do Estado, embora a greve só tenha iniciado em junho. Diversas mobilizações foram realizadas neste mês de greve denunciando os baixos salários e as más condições de trabalho e a continuidade da greve é fruto do não retorno do governo às demandas trazidas pelos professores.

O governo até agora não fez uma contraproposta às principais reivindicações da categoria: reajuste emergencial de 26% sobre o piso salarial de 638 reais; incorporação imediata da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015); descongelamento do Plano de Carreira dos Funcionários Administrativos.

Em junho os professores se uniram à greve dos bombeiros e pautaram a luta por uma educação pública de qualidade na passeata do dia 12 de junho, na orla de Copacabana. Hoje, dia 12 de julho, foram realizados um ato e uma assembleia na frente da ALERJ e a decisão é permanecer em greve, já que as respostas ainda não foram dadas pelo governo. Foi realizada hoje também, mais uma passeata que seguiu da ALERJ à sede da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ) no centro da cidade. Cerca de 100 profissionais ocuparam a sede e algumas centenas aguardam as negociações do lado de fora do prédio.

Acompanhe notícias sobre a greve dos professores pelo site do SEPE: www.sepe.org.br

Esta luta é de todos!

Tagged: » »

2011-07-12  »  alantygel

Talkback

  1. | MST Rio
    12 julho 2011 @ 18:52

    […] Professores da rede estadual continuam em greve: essa luta é de todos! […]

Share your thoughts

Re: Professores da rede estadual continuam em greve: essa luta é de todos!







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>