Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Sul Fluminense realiza seminário sobre Cooperação e Planejamento Produtivo

quarta-feira 12 outubro 2011 - Filed under Notícias do MST Rio

Andrea Matheus – Setor de Produção do MST
Maria – Técnica da Cooperar

No dia 28 de setembro de 2011, aconteceu na cidade Piraí o primeiro Seminário sobre Cooperação e Planejamento Produtivo. Participaram do encontro cerca de 40 assentados/as, vindos dos assentamentos Roseli Nunes e Terra da Paz no município de Piraí, Vida Nova no município de Barra do Piraí e Terra Prometida no município de Nova Iguaçu. O seminário foi organizado pelo MST e pela Cooperar, e contou com apoio da Paróquia Nossa Senhora de SantAnna de Pirai e UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O Seminário teve como objetivo discutir e pensar ações que garantam o aumento da capacidade de produção e geração de emprego e renda para as famílias assentadas, bem como o abastecimento dos municípios vizinhos.

Foram abordadas temáticas sobre Cooperação e Comercialização com intuito de motivar uma maior autonomia produtiva dos assentados e acesso de seus produtos ao mercado, priorizando a diversificação da produção de alimentos e a valorização histórico-cultural e organizativa dos assentamentos.

Na parte da manhã o tema da cooperação trouxe elementos históricos e as diversas formas de cooperação realizada pelos assentamentos, bem como importância de pensar a cooperação em todos os âmbitos da vida no assentamento. Foram apresentadas e discutidas diversas possibilidades de comercialização, incluindo as Feiras e programas como PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) como forma de avançar na comercialização nos assentamentos.

À tarde houve o espaço de Planejamento Produtivo, onde os participantes foram divididos em 5 grupos de trabalho, com temas específicos. Cada grupo de trabalho contou com um facilitador/a para fazer o planejamento das principais cadeias produtivas desenvolvidas nos assentamentos.

Para os/as assentados/as o seminário constitui um espaço importante para pensar e discutir como melhorar as condições de vida nos assentamentos, no sentido econômico da geração de renda e como forma de planejar a produção de alimentos de qualidade e diversificados.

 

2011-10-12  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Sul Fluminense realiza seminário sobre Cooperação e Planejamento Produtivo







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>