Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

UFF realiza III etapa de formação em acampamentos em Macaé e Campos

quarta-feira 19 junho 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

por Diogo Loibel e Nivia Silva
Formação no Acampamento Osvaldo de Oliveira

Durante o final de semana de 08 e 09 de Junho, ocorreu nos acampamentos Osvaldo Oliveira, em Macaé, e Luiz Maranhão, em Campos de Goytacazes, a terceira etapa do projeto de extensão promovido pela Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras em parceria com o MST. O projeto, que é voltado para formação, contempla atividades de formação política, oficinas de saúde e oficinas culturais de teatro e capoeira.

No sábado, a equipe do projeto, composta por professores, alunos e grupos culturais, acompanhada de militantes do MST, foram ao acampamento Osvaldo Oliveira em Macaé e realizaram, durante a parte da manhã, formação política com a temática da importância histórica das Ligas Camponesas para as lutas no campo no Brasil. Durante a tarde, uma oficina de Capoeira puxada pelo Mestre Mistério e seu grupo de Capoeira foi realizada.

No domingo, foi a vez das atividades serem realizadas em Campos, no acampamento Luiz Maranhão. Também foram realizadas as atividade de formação política sobre as Ligas Camponesas e a oficina de Capoeira. O projeto em andamento, tem novas atividades agora no final de semana de 22 e 23 de Junho.

Formação no Acampamento Osvaldo de Oliveira

Esta etapa da formação trabalhou a luta pela terra resgatando a luta das ligas camponesas e Guerrilha do Araguaia, trazendo presentes lutadores importantes como Francisco Julião, João Pedro Teixeira, Elizabeth Teixeira, entre outros. Este momento teve como objetivo trabalhar a história da luta pela terra, estudando as lutas sociais e políticas pela democratização da propriedade fundiária brasileira.

Foi recuperada a memória de alguns movimentos sociais que dialogam com a “questão agrária brasileira” – como se organizaram, seus limites e avanços, a presença ou ausência da religiosidade, as lideranças e seus atores coletivos e a ação do Estado diante de suas reivindicações, contribuindo para a construção de uma identidade histórica com os assentados e acampados do MST.

Esse momento foi importante, pois os acampados se reconheceram na luta e perceberam que a luta pela terra hoje é fruto de lutas anteriores como as ligas camponesas. Identificaram a importância da organização e a pauta de luta que na década de 50 e 60 já se tinha pontos que hoje lhes são comuns.

Formação no Acampamento Osvaldo de Oliveira

Importante ressaltar que um dos gritos de ordem da época das ligas camponesas, foi o grito do primeiro congresso do MST: “Reforma Agrária: Na lei ou na Marra”

Após a formação política, ocorreu a oficina de capoeira, trazendo presente a cultura negra.

Este processo de formação é resultado de uma parceria do MST com a UFF de Rio das Ostras, num projeto de extensão coordenado pela professora Kátia Marro, que tem demonstrado uma contribuição na luta pela reforma agrária nestas localidades.

Formação no Acampamento Luiz Maranhão

DSC02051

Formação no Acampamento Luiz Maranhão

2013-06-19  »  alantygel

Share your thoughts

Re: UFF realiza III etapa de formação em acampamentos em Macaé e Campos







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>