Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Universidade Rural do Rio de Janeiro promove Feira da Reforma Agrária

quinta-feira 6 dezembro 2012 - Filed under Notícias do MST Rio

por Secretaria COOPATERRA, com fotos de Andre Peres e COOPATERRA

Nos dias 22 e 23 de novembro ocorreu a I Feira da Reforma Agrária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Seropédica. A feira, organizada pelo MST e pelo Grupo de Agricultura Ecológica da UFRRJ contou também com o apoio da Associação dos Docentes da Universidade Rural.

O objetivo principal da feira foi pautar o tema da reforma agrária como promotora de alimentos saudáveis pela agricultura familiar organizada. Para tanto, estiveram presentes agricultores da Baixada Fluminense (representados pela COOPATERRA – Cooperativa de Produtores Agroecológicos Terra Viva),  de Piraí (Assentamentos Roseli Nunes e Terra da Paz) , Barra do Piraí (Assentamento Vida Nova) e Valença (Acampamento Mariana Crioula).

A feira apresentou grande diversidade, dialogando a contraposição da lógica das monoculturas do agronegócio com os alimentos tradicionais das regiões presentes. Desta forma, era possível encontrar:  maxixe, aipim, abóbora, banana, bata doce, hortaliças, frutas, mel, fitoterápicos, cachaça artesanal, queijos, doces variados, bolos, sucos…

Quem passava pelas barracas aproveitava para conversar com assentados e acampados sobre a questão agrária no estado, seus principais desafios e conquistas, as principais lutas, resistências e enfrentamentos que são protagonistas os trabalhadores rurais sem terra em suas distintas realidades. Debateu-se especialmente a questão da necessidade de uma estratégia política na produção de alimentos sob o controle direto dos trabalhadores organizados sob diferentes formas de cooperação, através de cooperativas, associações, núcleos de trabalho, que concretamente construam uma alternativa a lógica perversa da organização do mercado capitalista.

Com a animação resultante da feira, projetou-se futuras articulações para entregas de produção das áreas de reforma agrária a restaurantes locais e grupos de consumidores organizados como forma de consolidar relações politicas e de trabalho entre parceiros interessados em fortalecer a agricultura familiar assentada e acampada produtora de alimentos saudáveis para a população.

REFORMA AGRARIA POR JUSTIÇA SOCIAL E SOBERANIA POPULAR!!

2012-12-06  »  alantygel

Talkback

  1. Boletm 44 | Boletim do MST Rio
    6 dezembro 2012 @ 8:49

    […] Universidade Rural do Rio de Janeiro promove Feira da Reforma Agrária […]

Share your thoughts

Re: Universidade Rural do Rio de Janeiro promove Feira da Reforma Agrária







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>