Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Acampamento Sebastião Lan II, 13 Anos De Luta e Resistência

quarta-feira 15 dezembro 2010 - Filed under Notícias do MST Rio

No dia 21 de junho de 1997, foi realizada a ocupação da Fazenda Poço das Antas. Participaram da ocupação, 450 famílias dos municípios de Conceição de Macabu, Silva Jardim, Campos dos Goytacazes, Macaé e Rio Bonito, organizadas no MST. A Fazenda Poço das Antas já é de posse do INCRA destinada para Reforma Agrária há 22 anos, mas estava sendo grilada por 3 fazendeiros da região o Divo Peres, Aluizio Siqueira e Benedito Peçanha.

Foram vários meses de conflitos mas com muita luta conquistamos duas das três áreas. Uma das áreas é o Assentamento Sebastião Lan, que apesar de muitas dificuldades já se constitui como assentamento. A outra área é o Acampamento Sebastião Lan II, mas o INCRA ainda não realizou o assentamento das famílias e o fazendeiro Benedito Peçanha ainda está desfrutando da área grilada, permanecendo com a posse da terra, mesmo ela sendo INCRA. Além disso, faz o enfrentamento ao INCRA e às decisões judiciais e ainda ameaça as famílias do MST dizendo que “mesmo que ele saia da terra nenhum Sem Terra vai viver naquela área enquanto ele viver”. O poder judiciário nada está fazendo para resolver esta situação. O Acampamento Sebastião Lan II possui já 13 anos de história e a situação descrita acima, pois é a área do Bendito Peçanha. O Acampamento vem sofrendo com o descaso e lentidão do INCRA, deixando as famílias sem perspectivas de resolverem logo esta situação de acampamento e realizar o assentamento de todas as famílias. O maior problema do Sebastião Lan é estar no entorno de uma Unidade de Conservação, a Reserva Poço das Antas, refúgio do Mico Leão Dourado.

2010-12-15  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Acampamento Sebastião Lan II, 13 Anos De Luta e Resistência







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>