Content

Site do boletim do MST do Rio de Janeiro

Assentamento Roseli Nunes inicia a construção de casas depois de 6 anos

quarta-feira 19 junho 2013 - Filed under Notícias do MST Rio

por Amanda Matheus

Construção de Casas no Assentamento Roseli Nunes - RJ
Fruto das lutas do MST famílias do Assentamento Roseli Nunes inicia a construção do projeto das casas (credito habitação). Depois de seis anos de lutas, espera, e cobrança ao INCRA, as famílias assentadas vivenciam uma etapa importante na construção de um assentamento de Reforma Agrária.

A ocupação aconteceu no dia 8 de março de 2006, as famílias acampadas homenagearam Roseli Nunes e a luta e o dia internacional das mulheres. Em maio de 2006 aconteceu o primeiro pedido de reintegração de posse, que foi favorável ao antigo proprietário. As famílias tentaram resistir, mas tiveram que desocupar a área, ficando então à beira da estrada. Permaneceram na estrada até a imissão na posse, que foi no dia 22 de dezembro 2006. No dia 05 de Janeiro de 2007, as famílias ocuparam a Sede da fazenda como forma de pressão para agilizar a imissão de posse que foi comemorada logo na seqüência, as famílias nesse momento tinha conquistado a terra.

Construção de Casas no Assentamento Roseli Nunes - RJ

Mas com a conquista da terra, a luta dos assentados estava apenas começando como diz a frase de uma musica: “quando chegar na terra lembra que tem outros passos para dar”. Pois os assentados iniciavam a luta para conquistar e garantir as políticas para desenvolvimento do assentamento como: parcelamento; infra estrutura básica (estradas, energia elétrica); créditos (habitação e incentivo a produção); Assistência técnica.

As políticas de desenvolvimento do assentamento demoraram a ser concretizadas, por exemplo, o parcelamento do assentamento só se concretizou no ano de 2011, quando as famílias puderam ir para seus lotes definitivos.

O assentamento Roseli Nunes atualmente tem 39 famílias assentadas, até o momento acessaram os créditos apoio inicial, e está acessando o credito habitação, mas ainda precisa de estradas e energia elétrica que começou ser instalada também nesse momento.

O credito habitação foi liberado no ano passado, mas a construção das casas iniciou nesse ano, o valor do credito é R$ 15.000,00, sendo parte para compra dos materiais e uma porcentagem para pagar mão de obra – pedreiro, com a demora em liberar o credito e o preço alto dos materiais o valor liberado será suficiente somente para compra dos materiais, desta forma vários assentados estão construindo sua própria casa.

Construção de Casas no Assentamento Roseli Nunes - RJ

Derli e Vanderleia que iniciaram a construção no dia 25 de março, a assentada Vanderleia comentou: “depois de tanto tempo de demora para liberar os recursos finalmente estamos conseguindo fazer nossas casas, mas mesmo assim para chegar nessa fase que estamos hoje, tivemos que pagar para fazer o platô e enfrentar a construção”. Vanderleia acrescenta sobre a vontade de morar na casa: “minha vontade é pular para dentro”

Carlão também é um dos assentados que está trabalhando na construção da casa de sua família, alguns dias da semana trabalha na construção e outros planta, faz horta.

O crédito habitação que está sendo implementado no Roseli Nunes, na região Sul Fluminense já está na fase final de implementação nos assentamentos Vida Nova, Terra da Paz. Mesmo com a demora e as dificuldades na implementação do credito habitação, as famílias consideram uma conquista a construção das casas, comemoram, pois esse é um passo importante para melhor a qualidade de vida dos assentados, além de mostrar a importância da realização da Reforma Agrária.

 

 

 

2013-06-19  »  alantygel

Share your thoughts

Re: Assentamento Roseli Nunes inicia a construção de casas depois de 6 anos







Tags you can use (optional):
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>